quarta-feira, 5 de agosto de 2015

.: Artista plástico Cholito Chowe inaugura a exposição “Anima”

O artista plástico Cholito Chowe inaugura a exposição individual “Anima”, nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, a partir das 19h, no Espaço Vip da Galeria de Arte Braz Cubas.

Na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, a "anima" e o "animus" são  aspectos inconscientes do indivíduo, opostos à persona, ou aspecto consciente da personalidade. O inconsciente do homem encontra expressão como uma personalidade interior feminina: a  "anima". No inconsciente da mulher, esse aspecto é expresso como uma personalidade interna masculina: o "animus".

Alterego de Salvador Cordaro, Cholito recorre a essa força inconsciente e à sua experiência como fotógrafo editorial, para selecionar imagens das modelos das revistas de moda e das gravuras de natureza que encontra em livros de sebo para construir suas colagens.


O crítico em poéticas visuais Roberto Fabra explica que as imagens são reavaliadas e recondicionadas. "Ao se apropriar de imagens alheias, ele cria universos de leitura imagética de grandes temas: mitos, natureza e religião, instigando o leitor a um mergulho intenso nestas questões tão apropriadas ao nosso tempo.  Os seres híbridos que são então fabricados permitem que tenhamos um vislumbre de um futuro possível -  as imagens que são reconhecíveis do nosso cotidiano se transformam em irreconhecíveis, num jogo de adivinhação e premonição. Imagens transformadas em lendas modernas”, explica.

Até dia 22 de agosto, o público santista poderá conferir gratuitamente 20 obras obras deste artista, que expõe pela primeira vez na cidade. A mostra acontece entre 7 a 22 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 13h às 18h, no Espaço Vip da Galeria de Arte Braz Cubas,  no segundo piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão, à av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias.
A iniciativa é da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.