quinta-feira, 20 de agosto de 2015

.: Exposição no Sesc Pinheiros: Chiharu Shiota coleta cartas

Apresentada no Sesc Pinheiros, a exposição “Chiharu Shiota – Em busca do destino” será formada por grandes instalações que evocam  memórias e trajetórias; o público é convidado a participar da criação enviando cartas de agradecimento e sapatos, que completarão a cartografia afetiva da artista japonesa


Instalação Cartas de Agradecimento no Espai d'art contemporani de Castelló, na Espanha, 2014


A artista japonesa Chiharu Shiota está recebendo cartas e sapatos para a criação de sua primeira mostra na América Latina. “Chiharu Shiota – Em busca do destino”, que o Sesc Pinheiros recebe de setembro de 2015 a janeiro de 2016, abrigará três instalações da artista, traçando um percurso expositivo continuado em diferentes espaços da unidade que discutirá questões como memórias e trajetórias.

O projeto, com curadoria da historiadora de arte Tereza de Arruda, enfatizará também um desvio biográfico: Chiharu Shiota quase nasceu no Brasil. Seu pai, na juventude, cogitou emigrar para o país, mas decidiu ficar no Japão e em 1972 teve a filha na cidade de Osaka; mais tarde, Chiharu formou-se em Kyoto e completou os estudos na Alemanha, onde reside há 14 anos e se estabeleceu como um dos nomes mais expressivos das artes visuais na contemporaneidade.

Chiharu dedica-se especialmente às instalações de grandes proporções, formadas por emaranhados de fios de lã, objetos do cotidiano usados. Devido a estas marcas, o jornal britânico The Guardian chegou a defini-la como “uma mulher-aranha que escala em torno dos entrelaçamentos do nosso inconsciente”.

Em “Chiharu Shiota – Em busca do destino”, assim como costuma fazer em seus projetos mundo afora – incluindo a 56ª Bienal de Veneza, onde está em cartaz atualmente –, a artista convida pessoas de todas as idades a participarem do seu processo criativo por meio da doação de itens pessoais. Nesta experiência, os sapatos formarão uma grande instalação na entrada da unidade, enquanto as cartas darão corpo a um ambiente delineado pela trama dos depoimentos coletados.

Como participar
Cartas: 
Mensagens pessoais, escritas à mão, de agradecimento. Formas de recebimento:
- Ponto de coleta no piso térreo do Sesc Pinheiros (de terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 18h30)
- Correio, em carta endereçada ao Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, São Paulo-SP, CEP 05424-150), A/C Chiharu Shiota
- E-mail, por envio da imagem da carta manuscrita para embuscadodestino@pinheiros.sescsp.org.br
- Redes sociais, com a publicação da imagem da carta com a hashtag #embuscadodestino

Sapatos: 
De qualquer tamanho, cor ou estado de uso. Forma de recebimento:
- Ponto de coleta no piso térreo do Sesc Pinheiros (de terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 18h30)

Coleta:
21 de julho a 11 de setembro de 2015

Exposição:
12 de setembro (abertura). 13 de setembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016 (visitação)
terça a sexta, 10h às 21h30; sábados, 10h às 21h; domingos e feriados, 10h às 18h30

SESC PINHEIROS
Endereço: Rua Paes Leme, 195.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.