quinta-feira, 10 de setembro de 2015

.: O que significa tiramisu? A história por trás do doce

Por Helder Miranda
Em setembro de 2015

Sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária da região de Vêneto, em Treviso, o tiramisu é quase um pavê com camadas de biscoito embebido em café e um creme à base de queijo mascarpone, polvilhado com cacau em pó. É um doce tão clássico, de um gosto tão intenso e característico, que não requer inovações. 

Um tiramisu perfeito deve ter a bolacha bem embebida no café, a quantidade certa de cacau, polvilhado nas camadas e, além disso, que é o mais importante, o creme mascarpone no ponto correto. Você sabe o que quer dizer tiramisu?

Tiramisu em italiano significa “levanta-me”, “erga-me”. Há duas histórias por trás do doce. Uma delas é que era feito pelas mulheres dos trabalhadores quando eles chegavam na hora do almoço. Elas faziam esse doce para que eles tivessem energia para voltar e trabalhar melhor à tarde. 

Outra história afirma que o doce era oferecido aos boêmios pelas mocinhas das casas de tolerância para que seus clientes ficassem alegres e com muita energia, se é que vocês me entendem... Agora, a receita você encontra pesquisando no Google. Cada uma de dar água na boca! 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.