terça-feira, 20 de outubro de 2015

.: Confira a programação completa do 4º CulturalMente Santista

A identidade cultural de uma região é essencial para o desenvolvimento da população local, sua relação no dia-a-dia e a evolução de cada um enquanto cidadão. O CulturalMente Santista – Diálogos Culturais é um fórum cultural itinerante surgido a partir do site www.culturalmentesantista.com.br  e que visa contribuir com a formação de público para a produção artística da região, disseminar a discussão entre artistas, produtores culturais e jornalistas do ramo, junto à sociedade, buscando gerar um mapeamento dessa produção e o legado que pode ser deixado por ela. 

Em sua quarta edição, que ocorre de 10 a 15 de novembro em oito espaços de Santos, a primeira como evento oficial do calendário oficial do município, o projeto contará com mais de 70 artistas e agentes culturais envolvidos direta e indiretamente e adota como temas o empreendedorismo cultural e a produção independente. As mesas de discussão estarão ligadas às apresentações artísticas, que ganham destaque nesta edição. Abaixo, a programação completa.

O CulturalMente Santista 2015 é realizado pelo CineZen Cultural em parcerias com a Prefeitura Municipal de Santos, Sesc Santos e Shopping Pátio Iporanga. E apoios do projeto “Muito Prazer, Meu Nome é Hip Hop!”, Cine Roxy, Torto MPBar, Vitrolada, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, Institutos Arte no Dique e Querô. A coordenação é do jornalista André Azenha.

Confira a programação completa do projeto:

Abertura, terça-feira, 10 de novembro: 
19h – Lançamento da exposição sobre história do Hip Hop em Santos com recepção do elenco do filme “Hip Hop Santista - Suas Origens e Trajetórias Sobre o Tempo." 
Local: Shopping Pátio Iporanga. Primeiro piso. Gratuito. 

21h - Lançamento com sessão dupla de filme “Hip Hop Santista - Suas Origens e Trajetórias Sobre o Tempo". Cada sessão será precedida de breve bate-papo com membros da produção e do elenco do filme. 
Sinopse: O curta de 20 minutos recupera a história do movimento na Baixada Santista, tendo como palco a cidade de Santos. Os pioneiros do Hip Hop no litoral dão voz às suas experiências no processo de construção de uma arte fortemente marginalizada, que soube resistir e angariar respeito em diversos ambientes sociais. Os membros da velha escola falam dos passos, das dificuldades e a luta para que nossa vertente local conquistasse reconhecimento no País. Por outro lado, os novos cultores da arte dos quatro elementos refletem sobre o momento de sucesso da vertente caiçara e a tensão entre o caráter de crítica e denúncia social do Hip Hop e sua relação com a Mídia.
Direção Executiva: Dino Menezes e Orlando Rodrigues.
Roteiro: Edson Pipoca.
Produção Executiva: Orlando Rodrigues e José Doval Damásio.
Local: Cine Roxy 4 Pátio Iporanga. Gratuito

23h30 – Vitrolada especial CulturalMente Santista e "Muito Prazer, Meu Nome é Hip Hop" com DJs Mamuth, Lufer, Dino Menezes e Juba. 
Local: Torto MPBar. R$ 10.  


Quarta-feira, 11 de novembro: 
19h às 20h -  Bate-papo “A Rua em Cena: O espaço público ocupado pela ação cultural”, com Piratas do Maxixe. Local: Comedoria do Sesc Santos. Gratuito.

20h às 22h - Sessão Especial De Improviso. As bailarinas Célia Faustino e Angélica Evangelista se encontram com os DJ's Bakka e Mascate, do coletivo Piratas do Maxixe, para promoverem um diálogo entre as linguagens da dança e da música, em uma construção coletiva que se dá diante dos olhos do público, o qual também é convidado a se integrar à experiência. 
Não recomendado para menores de 14.
Local: Comedoria do Sesc Santos. Gratuito.


Quarta-feira, 12 de novembro: 
15h – Encontro de educadores com o presidente do Instituto Arte no Dique José Virgílio Leal de Figueiredo, com o intuito de disseminar as atividades do instituto e envolver a educação da região. Local: Instituto Arte no Dique. Gratuito.

19h30 – Bate-papo sobre produção musical em Santos com os membros do Teremin Coletivo. Local: Teatro Guarany. Gratuito. 

21h30 – Em parceria com o projeto Quintas Autorais, da Secretaria Municipal de Cultural, lançamento do primeiro álbum do Teremin Coletivo, que apresenta repertório de trilhas sonoras no show A Imagem do Som. Formado pelos músicos multi-instrumentistas Guilherme Barros, Jota Amaral, Matheus Bellini e Thiago Santos, o coletivo contará, nesta apresentação, com participação de um Quinteto de Cordas. Local: Teatro Guarany. Gratuito.

Sexta-feira, 13 de novembro: 
15h - Encontro de educadores com a presidente do Instituto Querô Tammy Weiss, com o intuito de disseminar as atividades do instituto e envolver a educação da região. Local: Auditório do Sesc Santos. Gratuito.

19h – Lançamento da exposição sobre a história do Broadway Voices. Local: Shopping Pátio Iporanga. 1º piso. Gratuito.

19h30 – Bate-papo sobre a formação jovem através dos corais cênicos com Fernando Pompeu, diretor do Broaday Voices, e Nailse Machado, diretora do Coral Municipal de Santos. Local: Shopping Pátio Iporanga. 2º piso. Gratuito.

20h30 – Espetáculo “Broadway Voices In Concert”. Sinopse: Com cerca de uma hora de duração, o programa traz sucessos de musicais da Broadway como  “Hair”, "Dreamgirls”, "Rent", "Wicked",  "Mamma Mia" e "Godspell", além do medley do musical "Ragtime". O grupo traz também em seu repertório canções de musicais brasileiros que têm encantado plateias pelo país, como “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, "Cassia Eller - O Musical", "Rita Lee Mora ao Lado", "Deixa Clarear – Clara Nunes”, entre outros. Local: Shopping Pátio Iporanga. 2º piso. Gratuito.

Sábado, 14 de novembro: 
17h30 às 18h30 – “Histórias santistas”. Nesta apresentação no formato de Contação de Histórias, Camila Genaro resgata contos como “O Fantasma do Paquetá” (que se passa no portão principal do cemitério), “A Pedra da Feiticeira” (de 1850, época em que Santos ainda era uma vila), “O Fantasma que Gostava de Guaraná” (de uma bica que havia no sopé do Monte Serrat), “Os Milagres da Padroeira” (sobre Nossa Senhora do Monte Serrat) e “Munguata, o Amigo dos Animais” (de 1880, sobre Manuel Munguata, defensor dos bichos). Ao término da atividade, a contadora conversará com o público sobre o processo de criação na área de contação de histórias. 
Local: Comedoria do Sesc Santos. Gratuito. 

19h30 - Bate-papo “Empreendedorismo Cultural”, com membros dos eventos Santos Comic-Expo, Nerd Cine Fest Santos e empreendedores culturais. Local: Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes. Gratuito.


Domingo, 15 de novembro:
10h30 – Projeto Conchinha da Secretaria Municipal de Cultura de Santos. Consiste em espetáculos teatrais infantis com distribuição gratuita de pipoca e bolas de gás antes e depois das apresentações. Na ocasião, o artista fará bate-papo após o espetáculo. Local: Concha Acústica de Santos. Gratuito. 

15h às 16h – Bate-papo “Produção Musical Independente”, com Caio Bosco. Natural da cidade do Guarujá-SP, Caio Bosco conversa com o público sobre as especificades da produção em música independente, a partir do relato do processo de realização de seu mais recente álbum, chamado “Cerebral”. Com mediação do jornalista André Azenha. Local: Sala 2 do Sesc Santos. Gratuito.

18h – Encerramento do 4º CulturalMente Santista. Lançamento do CD “Cerebral”, de Caio Bosco. “Cerebral” é o título do segundo álbum do cantor / compositor e guitarrista Caio Bosco. O álbum é calcado no Rock, Soul, Jazz, Funk e música brasileira, traçando um paralelo entre as técnicas de gravação lo-fi dos anos 90 com a sonoridade psicodélica e soul-jazz do final dos anos 60 e começo dos anos 70. Continuando as parcerias que tiveram início com seu álbum homônimo de 2012, o artista pode trabalhar novamente com os legendários Jim Waters (produtor do Now I Got the Worry do Jon Spencer Blues Explosion entre outros), coproduzindo e mixando o álbum em sistema analógico no Waterworks Recordings em Arizona / E.U.A., assim como a masterização de Fred Kevorkian em Nova York / E.U.A. Comedoria do Sesc Santos. Gratuito.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.