sexta-feira, 17 de junho de 2016

.: Filme “Arte das Musas?” mostra o poder das mulheres na música

O mundo da música, como tantos mercados profissionais,ainda é dominado por homens. São instrumentistas, compositores, produtores musicais, engenheiros de áudio, roadies, e a lista não cessa por aí. Mas o que muita gente não sabe é que o número de musicistas mulheres cresce a cada ano, e assim como o número, a qualidade e a representatividade destas artistas na produção cultural brasileira também. 

Muito mais do que belas musas de palcos e capas de discos, as mulheres assumem funções de base no mercado musical, seja tocando instrumentos, compondo canções, ocupando cargos de docência e até mesmo gerenciando suas próprias carreiras. Foi com o objetivo de lançar luz às mulheres na música que a cantora e compositora Ana Lonardi criou o documentário “Arte das Musas?”, reunindo 14 musicistas de diferentes estilos, origens e gerações. 

O ponto de interrogação no nome já sugere a questão: Será que são mesmo musas? Em resposta, o filme revela as personagens para além da beleza e da imagem, mostrando mulheres criadoras, produtoras e transformadoras do mundo a partir da música. São elas: Ana Lonardi (cantora e compositora), Ana Kruger (cantora), Bethy Krieger (pianista e compositora), Bibiana Petek (cantora, compositora e multi-instrumentista), Carmen Correa (cantora e compositora), Gabriela Bock (cellista), Helena Oliveira Nunes (violinista), Juliana Villalba (trombonista), Lúcia Passos (cantora lírica e preparadora vocal), Luiza Prohmann (baixista), Mônica Tomasi (cantora e compositora), Simone Rasslan (cantora, pianista e professora), Vanessa Marques (cantora, da dupla Claus e Vanessa) e Viktoria Tatour (oboísta). 

Com roteiro de Ana Lonardi, Simone Rasslan e Allan Dias Castro, e direção de Tiago Trindade, "Arte das Musas?" segue uma linha dinâmica e intuitiva, onde a personagem principal é a Música. Com depoimentos cruzados sobre os aspectos reais da profissão, performances ao vivo e recortes documentais das trajetórias musicais das artistas, o filme navega entre momentos emocionantes e bem humorados, revelando o talento e o a realidade de trabalho das protagonistas. 

Após receber excelentes críticas no cenário cultural gaúcho em 2015, “Arte das Musas” conquista agora o disputado espaço no cenário cultural nacional. O filme caiu nas graças do Canal Brasil e terá estreia nesta segunda, dia 20 de junho, às 19h30, com horários das primeiras reprises ainda para este mês.  

Crítica de Juarez Fonseca: 
“Beleza pura o documentário com esse título apresentado para convidados segunda-feira no Moinhos Shopping. Se ligue e não perca quando chegar aos cinemas. Idealizado e produzido pela maravilhosa Ana Lonardi, com direção de Tiago Trindade, o filme resume a história de 15 mulheres artistas da cena musical de Porto Alegre. Representando várias gerações e gêneros musicais, uma a uma elas falam de como começaram, como chegaram a este momento em suas carreiras e de suas relações de amor incondicional pela música. Emocionante. (...) O coquetel oferecido pela produção e seus apoiadores reuniu expressivas figuras do meio cultural da cidade. Mas... por que esse ponto de interrogação no título "Arte das musas?". São todas musas, alguma dúvida? Parabéns, Ana Lonardi!”

Dias e horários de exibição de "Arte das Musas" no Canal Brasil
20 de junho às 19h30.
21 de junho às 17h30.
22 de junho às 12h.
26 de junho - Dentro da maratona "Curta na Tela", que começa às 7h. 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.