quarta-feira, 21 de junho de 2017

.: Cinema ao ar livre na rua Maria Antonia exibe curtas premiados em festivais

Os projetos CineMA na Rua e Cine na Praça promovem exibições de curtas na praça do Centro Universitário Maria Antonia da USP


Idealizado pelo Centro Universitário Maria Antonia da USP (Ceuma), o projeto CineMA na Rua exibe na próxima próxima terça-feira, dia 27 de junho, às 19h, sessão gratuita de cinema ao ar livre projetada na parede dos prédios que compõem o complexo da instituição, com uma seleção de seis curta-metragens de diretores e diretoras brasileiras, a maioria premiada em festivais.

O novo programa, que exibiu no mês passado algumas das melhores produções do Festival do Minuto, preparou para essa segunda edição uma parceria com o Cine na Praça, ação cultural que exibe obras cinematográficas  na praça Victor Civita, em Pinheiros. Nesta programação foram selecionados pela curadoria do Ceuma  seis curtas premiados em festivais. Eles serão exibidos na praça entre os edifícios Joaquim Nabuco e Rui Barbosa, com acesso livre pela rua Maria Antonia, 294, na região central de São Paulo.

Segundo a professora Myrna de Nascimento Arruda, diretora do Ceuma, “a iniciativa tem como objetivo aproximar o público desse importante espaço cultural da Universidade de São Paulo, proporcionando cultura e lazer de qualidade”.

Já o vice-diretor, professor José Nicolau Gregorin Filho, destaca que a seleção buscou filmes premiados. “Além disso, o Ceuma incluirá nas mostras filmes produzidos por alunos e professores da própria USP”, completa.

O drama de ficção A galinha que burlou o sistema, de Quico Meirelles, está entre as películas selecionadas. Exibido em mais de 120 festivais, ganhou 35 prêmios pelo Brasil e pelo mundo. A trama conta a história de uma galinha que vive em uma granja industrial e, em uma espécie de iluminação, se conscientiza de toda a engrenagem de sua vida. Mesmo sem ter com quem repartir suas angústias ela tenta mudar seu trágico destino.

Também entre os selecionados está o curta-metragem de animação 3D, H2Obby, de Flávia Trevisan. No filme o cachorrinho Hobby encontra em um cubo de gelo um novo e animado amigo. Com o evoluir da história, contratempos transformam essa recente amizade em um desafio. A película recebeu 5 prêmios em festivais - nacionais e internacionais -, dentre eles o primeiro lugar na categoria histórias animadas no 14º Festival Internacional de Cinema Infantil - FICI e o de melhor filme no 23º Capalbio International Film Festival na categoria Junior Kids, realizado na Itália.

Além de A galinha que burlou o sistema e H2Obby será exibido, o filme de ficção O Estacionamento, de Willian Biagioli, o documentário Pele de Pássaro, de Clara Peitier e as animações Quando os dias eram assim (eternos), de Marcus Vinicius Vasconcelos e The Box, de Camila Coutinho.

Para o segundo semestre de 2017 a curadoria do projeto irá trazer novas exibições que acontecerão duas terças-feiras por mês a partir de agosto. A programação completa poderá ser consultada no site mariantonia.prceu.usp.br e no Facebook. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar.

Serviço
CineMA na Rua e Cine na Praça
Onde | Centro Universitário Maria Antonia
R. Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo - SP
Quando | 27 de junho, às 19h
Quanto | Gratuito
Mais informações | mariantonia.prceu.usp.br ou (11) 3123-5200

Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP:
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Núcleo dos Direitos da USP, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP, CoralUSP – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, Estação Ciência, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Museu de Ciências, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.