domingo, 8 de outubro de 2017

.: Estudante sírio revela o dia a dia após a dominação do Estado Islâmico

"Diários de Raqqa", lançamento da Globo livros, traz um relato arrepiante de um estudante que vê sua vida se transformar após o Estado Islâmico ocupar a cidade e espalhar medo, restrições e incertezas entre os cidadãos. Apesar das conexões de internet e linhas de telefone serem controladas pelos rebeldes na capital do autoproclamado “califado” do Estado Islâmico na Síria oriental, correspondentes da rede BBC conseguiram fazer contato com um grupo ativista de mídia, o Al-Sharqiya 24. Um de seus membros, sob o pseudônimo de Samer, tomou a corajosa decisão de compartilhar com os jornalistas seu diário pessoal que resultou neste livro.

Para ajudar a proteger a identidade de Samer, já que a comunicação com a mídia ocidental é punida com morte nas áreas de dominação do EI, as mensagens enviadas foram criptografadas e mandadas a um terceiro país, antes de serem repassadas à BBC. “Seguiu-se assim um extraordinário e arrepiante vislumbre de como a brutalidade e as injustiças perpetradas pelo Estado Islâmico permeiam quase todos os âmbitos da vida em sua agora infame capital”, conta Mike Thomson, correspondente da BCC, no prefácio.

Repleto de ilustrações, o livro mostra como a rotina de um jovem que frequentava a universidade, estava apaixonado, tinha uma família unida e muitos amigos se transformou após a invasão do Estado Islâmico. Após ver as pessoas que amava serem exterminadas, as tradições da comunidade onde cresceu apagadas e a economia local arruinada, Samer decidiu revelar ao mundo o que estava acontecendo com as pessoas comuns que viviam em Raqqa, o que o fez se tornar um dos alvos do EI. Após algum tempo, Samer conseguiu escapar da cidade e atualmente vive em um campo de refugiados no norte da Síria.

Ficha Técnica
Título: "Diários de Raqqa - A História Real do Estudante que Desafiou o Estado Islâmico, Foi Jurado de Morte e Conseguiu Fugir de Uma Cidade Sitiada"
Autor: Samer
Tradução: Fácio Bonillo
Ilustração: Scott Coello
Gênero: Não ficção
Páginas: 112
Editora: Globo Livros

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.