sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

.: Documentário mostra a trajetória da banda Eagles, por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero*, em janeiro de 2018.

A Netflix disponibilizou o documentário que conta a história da banda americana Eagles, uma das mais influentes e bem sucedidas da história do rock, que acabou no final dos anos 70 e ressurgiu em 1994, alcançando novamente o topo das paradas. "The History Of Eagles" é um relato bem interessante de como o grupo conseguiu construir a sua trajetória na música.

A banda foi fundada no ano de 1971. E tinha em Don Henley e Glenn Frey o seu núcleo criativo musical mais intenso. Henley também era (e ainda é) um grande vocalista de rock, que também tinha a influência da música folk. Essa mescla do folk com o rock´n roll foi algo bem determinante para o êxito da carreira da banda.

O documentário tem a história da banda narrada pelos seus protagonistas. E é divertido ver como algumas canções nasceram. É o caso de "Victim of Love", do antológico álbum "Hotel California", que nasceu de alguns riffs criados pelo guitarrista Don Felder em ensaios.


O documentário foca na suposta liderança de Glenn Frey e Don Henley nos rumos que a banda acabou por trilhar. É inegável que os dois tiveram grandes momentos solo no período de hiato da banda, que durou de 1980 até 1994. Mas é difícil imaginar que houvesse mocinhos e bandidos nessa história. Na verdade, eram caras extremamente talentosos, com gênios e temperamentos diferentes. Ou seja, os choques de opiniões eram inevitáveis, por mais amizade que eles tivessem feito no início da carreira.

Don Felder e Glenn Frey relatam o episódio da briga ocorrida em julho de 1980, durante um show na California. Eles quase chegaram as vias de fato no palco, evidenciando o clima de tensão que pairava no grupo.

Há também o emocionante relato de Joe Walsh, que admitiu os excessos com bebidas e drogas nos anos 70, período em que ficou conhecido por destruir os quartos dos hotéis em que a banda se hospedava. Ele decidiu dar um basta nos vícios nos anos 90, quando a banda retomou as atividades.

A volta triunfal da banda aconteceu em 1994 com o lançamento do álbum "Hell Freezes Over", que contém a antológica "Hotel California" em uma versão acústica, além de muitos outros hits que a banda construiu nas décadas anteriores.

Além de ajudar a conhecer um pouco da rica história da banda, o documentário "The History Of Eagles" mostra ainda um panorama de como a indústria da música se comportava naquela época.


"Take It Easy"

 "Heartache Tonight"

 "In The City"

 "Hotel California"

 Trailer do documentário "The History Of Eagles" 

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.