domingo, 21 de janeiro de 2018

.: MIS: Exposição "Renato Russo" é entretenimento para um dia inteiro

Por Mary Ellen Farias dos Santos*
Em janeiro de 2018



Um ídolo da música nacional. Um apartamento em Ipanema. Uma visita de seu filho a uma exposição do MIS. Um convite irrecusável. Muito trabalho pela frente! Esse é o começo de uma história que teve início há três anos e resultou na maior exposição que o MIS já concebeu.



Que tal ser contagiado pelo rock e manias de Renato Russo em um ambiente completamente especial? Para usufruir de tamanha oportunidade, é preciso ser rápido, pois a exposição "Renato Russo", no Museu da Imagem e do Som, MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, fica em cartaz até o dia 18 de fevereiro de 2018. 

A exposição que conquistou a premiação de “Melhor Exposição do Ano”, ainda no final de 2017, do "Guia da Folha" de São Paulo, é extremamente diversificada por conteúdo vasto, pois reúne de tudo um pouco, entre as mínimas coisas que o próprio Renato Russo mantinha no apartamento em que morou até morrer. 

Aos mais jovens, que pouco sabem do compositor de "Eduardo e Mônica", há uma linha do tempo que descreve os passos dele, do nascimento (27 de março de 1960) até a morte (11 de outubro de 1996), ano a ano. Cheia de conteúdo, a exposição "Renato Russo" abraça, facilmente, o público das mais variadas idades. 

Como não se deixar envolver pelo som ambiente já na entrada, repleta de colagens e letreiros no teto e paredes? (Veja o vídeo abaixo) Impossível não parar para ler os convitinhos do bebê Renato Manfredini Júnior, diplomas, boletins, redações, rascunhos das letras das famosas canções ou o castigo que ocupa uma folha inteira: "Não devo rasgar caderno do colega".

Entre os objetos pessoais expostos estão fotos 3x4, roupas, quadros diversos, incluindo discos de platina e de ouro, instrumentos, cartas de tarô, cartazes dos shows do "Legião Urbana", coleções variadas -desde anjinhos a livros e discos-, inclusive, uma réplica do quarto do Trovador Solitário. 

Das preciosidades expostas está o curta que protagoniza -legendado, por ser em inglês-, partes de show -exibido numa sala à parte em que pedaços de tecido formam um fundo uniforme para os vídeos refletidos- a textos incríveis, como por exemplo, "Meu inventário moral diário". Entre um andar e outro da exposição, um lindo túnel está forrado -paredes e teto- por cartas e fotos recebidas dos fãs.

Não há dúvida de que o poeta Renato Russo deixou para o MIS o privilégio de selecionar e expor aos fãs e admiradores uma vasta riqueza de material. Para aproveitar tudo o que "Renato Russo" manteve e guardou, é preciso chegar cedo, para, de fato, poder se deleitar calmamente em cada parte da exposição, pois não é permitido transitar entre os andares uma vez que avançados.



Sobre a exposição: Renato Russo presta homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira e é a quarta exposição idealizada e concebida totalmente pelo MIS. A exposição é resultado de uma vasta pesquisa realizada no acervo de Renato Russo que se encontrava no apartamento onde ele morou e traz diversos objetos pessoais como fotos, manuscritos, instrumentos musicais, fanzines, letras de músicas, desenhos e cartas de fãs.  Giuliano Manfredini, único filho do artista, concedeu ao MIS total acesso ao apartamento de Renato Russo confiando à equipe do museu sua catalogação, conservação e adaptação para a exposição. A mostra fica em cartaz até o dia 28 de janeiro de 2018. 

Serviço:
Exposição Renato Russo
Até 18 de fevereiro
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18 
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar-condicionado.
Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br/renatorussonomis



*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Registros da Equipe Resenhando.com
Capa de caderno ilustrada por Renato Russo

Coleção de cartões com pinups

Confira alguns registros da Equipe Resenhando.com no Instragram
Uma publicação compartilhada por Resenhando.com (@portalresenhando) em


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.