segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

.: Resenha crítica de "Três Anúncios Para Um Crime", de Martin McDonagh

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em fevereiro de 2018



A sede de justiça é a válvula propulsora em "Três Anúncios Para Um Crime". Sem aceitar a inércia da polícia de Ebbing (Missouri) na busca pelo responsável do crime brutal que matou a filha, há sete meses, Mildred Hayes (Frances McDormand), a mãe encontra uma forma inteligente de levantar a poeira da pacata cidade. Mildred aluga três outdoors em uma estrada fora da movimentação habitual. Embora a estrada raramente seja usada, os anúncios colocam a cidade em polvorosa. 

Assim, os dizeres estampados afetam várias pessoas, particularmente a própria Mildred e o Delegado Willoughby (Woody Harrelson), responsável pela investigação. Entre as provocações e situações geradas por desentendimentos variados, a produção não segue um ritmo constante, pois apresenta personagens de certa regularidade contrastando com outros oscilantes, que tornam a trama 100% envolvente, do início ao fim.

Por mais que a batalhadora Mildred seja uma mãe determinada em busca do culpado pelo estupro e assassinato de Angela (Kathryn Newton), a relação mãe e filha não é florida. A última conversa entre as duas é marcada por uma discussão, que envolve o jovem Robbie (Lucas Hedges), irmão da vítima. Até uma visitinha do ex-marido toma um rumo surpreendente.

Dramático, "Três Anúncios Para Um Crime" também é leve e usa certa dose de humor -inclusive humor negro. Seja o pagamento anônimo de um mês de aluguel do outdoor para Mildred ou as cartas do Delegado Willoughby para Anne, Mildred e Jason. Cartas essas que sopram grande parte do que acontecerá no longa dirigido por Martin McDonagh.

Por outro lado, o tratamento entre os familiares em "Três Anúncios Para Um Crimenão é exemplar, por vezes os filhos e, até, o ex-marido chamam Mildred de formas bastante agressivas. No entanto, tal rotulação se mostra comum entre os habitantes da região, pois é recorrente. Seja numa conversa entre o Delegado Willoughby e a esposa e até entre o destrambelhado Jason Dixon (Sam Rockwell) e mandona mãe Mama Dixon (Sandy Martin). 

filme selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2017, vencedor de quatro prêmios no Globo de Ouro, é um grito de revolta que engloba racismo, a criminalidade e a falta de punição. "Três Anúncios Para Um Crime" é um filme indispensável.


Filme: Três Anúncios Para Um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri /Reino Unido, EUA)
Duração: 1h 56min
Data de lançamento 15 de fevereiro de 2018 
Direção: Martin McDonagh
Elenco: Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell, Lucas Hedges, Kathryn Newton
Gênero: Drama
Distribuidora: Fox Film do Brasil


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Trailer

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Filme eletrizante. Vai levar o Oscar. Merecido!

    ResponderExcluir
  2. Filme raso, mas perto dos outros. Dá para o gasto.

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.