quinta-feira, 24 de junho de 2004

.: Resenha de "Lisbela e o Prisioneiro", Osman Lins

Lisbela, o prisioneiro e o sucesso
Por: Helder Moraes Miranda

Em junho de 2004


Se você gostou do filme dirigido por Guel Arraes e encenado por Débora Falabella e Selton Mello nos papéis principais, irá se surpreender ainda mais com o livro, que supera o já excelente longa-metragem. 

Esta nova edição do romance escrito por Osman Lins, publicada pela Editora planeta, conta com pósfacio de Sandra Nitrini, doutora em teoria literária e literatura comparada na USP. 

Autoridade no assunto, ela comenta sobre a vida e obra do escritor e explica a comédia "Lisbela e o Prisioneiro", além do processo criativo e situação em que a peça foi escrita. 

Para quem conhece a obra densa de Osman lins, a leveza desta publicação serve como contraponto à obra do autor, que neste livro abusa de situações hilariantes, expressões e ditados populares, além de uma linguagem que recria os diálogos nordestinos com muita ternura e comicidade. 

Ao contar a história de amor entre Lisbela , a mocinha da trama, e do prisioneiro Leléu, Osman Lins descreve como ninguém a cultura popular e transforma a literatura em um precioso resgata da cultura nacional. Lisbela e o Prisioneiro foi a primeira peça escrita por Osman Lins, levada com sucesso para o teatro, celebrada em especial de televisão e agora no cinema, com absoluto sucesso de bilheteria enquanto esteve em cartaz, sendo assistido por mais de dois milhões de espectadores. Os números não mentem a qualidade, a arte nacional agradece.

Livro: Lisbela e o Prisioneiro
Autor: Osman Lins
Editora: Planeta do Brasil

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.