segunda-feira, 14 de junho de 2004

.: Resenha de "O Golpe de 64 e a Ditadura Militar", Júlio José Chiavenato

Torturas e perseguições retratam o Golpe de 64
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2004


Em "O Golpe de 64 e a Ditadura Militar", Júlio José Chiavenato saúda o leitor com uma frase do político francês Jean Jaurès: Só pode haver revolução onde há consciência. É assim, que o leitor 'tem uma idéia' do teor de toda obra, que retrata um período de violência política, tortura, mortes e perseguições a todo tipo de ser humano que batalhasse pelos seus direitos em uma época de repressão total a toda e qualquer forma de pensar e expressar que não seguisse os moldes dos militares.

Na introdução Chiavenato fala: "Entre 1964 e 1984, a ditadura no Brasil destruiu a economia, institucionalizou a corrupção e fez da tortura uma prática política. Envileceu a nação e abalou o caráter brasileiro. Alienou as novas gerações, tornando-as incapazes de entender a sociedade em que vivem".

Aqui percebe-se que o pesquisador consegue descrever o passado e o presente em um único parágrafo. É no passar das páginas que pode-se saber a fundo o que aconteceu, há 40 anos, período de ditadura militar. Época em que muitos jovens do século XXI nem se quer sonhavam em estar aqui, e muito menos fazer parte de uma juventude desorientada e sem motivos para retrucar e exigir os seus direitos.

O livro que está dividido em 12 capítulos comenta as incoerências dos presidentes, os momentos de conspiração contra João Goulart, o Golpe, a desnacionalização, a prática política da ditadura, a linha dura no poder, a política econômica do regime militar, a repressão e a luta armada. No decorrer do livros muitas siglas são citadas, mas nem neste detalhe o autor peca, pois há um glossário de siglas, desde A-2, Serviço Secreto da Aeronáutica a VPR, Vanguarda Popular Revolucionária.

"O Golpe de 64 e a Ditadura Militar" é mais do que uma aula de história em formato de livro. É um registro da história que não deve ser esquecido, mas estudado e 'relembrado' para todos possam entender os motivos de tantas indiferenças para com a população durante as trocas de governos, a plena e total corrupção.

Livro: O Golpe de 64 e a Ditadura Militar
Autor: Júlio José Chiavenato
192 páginas
Editora: Moderna
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.