terça-feira, 22 de junho de 2004

.: Resenha de "Sentimento do Mundo", Carlos Drummond de Andrade

Sentimentos de um poeta
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2004


"Tenho apenas duas mãos./ e o sentimento do mundo, / mas estou cheio de escravos, minhas lembranças escorrem/ e o corpo transige/ na confluência do amor". Este é o trecho inicial da poesia "Sentimento do Mundo", a qual intitula uma das grandes obras de Carlos Drummond de Andrade.

A quarta edição da Record (2004) traz as poesias da obra Sentimento do Mundo, cronologia e uma vasta bibliografia, que pode ser também consultada, para melhor entender a poesia de Carlos Drummond de Andrade.

"Drummond, capaz de pegar o lugar-comum e dele fazer gato e sapato, fonte inesgotável de achados poéticos de fôlego. Só não foi indicado para o Nobel porque não quis. [...] Um mundo que o leitor quando começa a descobrir não consegue parar. O sujeito é um mundo, que cumpre explorar, descortinar, com a ajuda do espelho fornecido pela poesia de Carlos", assim diz Ítalo Moriconi, em Como e Por que Ler a Poesia Brasileira do Século XX.

Definições para Carlos Drummond é que não faltam, ele que foi o 'professor' modernista que usava da subjetividade, com a dinamicidade e complexidade, o que exige um certo conhecimento do leitor. Na poesia de Carlos Drummond, como toda poesia moderna, há um peso crítico na dimensão dupla da linguagem. O objetivo de Drummond era não se fazer entender rapidamente, exigindo que o leitor tenha um certo repertório para possa entender o signo novo.


POEMA DA NECESSIDADE

"É preciso casar João,/ é preciso suportar Antônio, é preciso odiar Melquíades,/ é preciso substituir nós todos.
É preciso salvar o país,/ é preciso crer em Deus,/ é preciso pagar as dívidas,/ é preciso comprar um rádio,/ é preciso esquecer fulana.
É preciso estudar volapuque,/ é preciso estar sempre bêbedo,/ é preciso ler Baudelaire,/ é preciso colher as flores,/ de que rezam velhos autores.
É preciso viver com os homens,/ é preciso não assassiná-los,/ é preciso ter mãos pálidas/ e anunciar o FIM DO MUNDO."

Livro: Sentimento do Mundo
Autor: Carlos Drummond de Andrade
118 páginas
Editora: Record
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.