domingo, 13 de fevereiro de 2005

.: 27 de fevereiro: o Dia do Livro Didático

Por: Helder Moraes Miranda
Em fevereiro de 2005


Em 2003, foram produzidos 890 mil exemplares voltados ao ensino religioso, recente disciplina curricular, criada em 1997.


Neste domingo (27/2), comemora-se o Dia do Livro Didático, gênero responsável pelo lançamento anual de mais de 12 mil títulos, de acordo com a CBL (Câmara Brasileira do Livro).

Desde 1997, os livros didáticos passaram a contemplar uma nova disciplina obrigatória, o ensino religioso, que entrou no currículo das escolar por meio da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), vigente no país. Em poucos anos, os livros de ensino religioso se consolidaram no meio editorial, e são responsáveis pela produção anual de mais de 890 mil exemplares.

De acordo com Maria Inês Carniato, autora dos títulos da coleção "Ensino Religioso", da Paulinas Editora, a disciplina curricular propõe uma educação integral, além de ajudar na formação de caráter dos alunos. "Livros didáticos voltados ao ensino religioso têm o objetivo de levar aos leitores conhecimento e experiência da dimensão transcendente da vida em âmbito pessoal, comunitário, cultural e universal", afirma.

O crescimento da nova disciplina também teve reflexo em outras publicações, como revistas de apoio ao estudo religioso, por exemplo. Este é o caso da Diálogo, prestes a completar dez anos no mercado, que traz artigos religiosos, com uma abordagem pedagógica dos temas a serem trabalhados com alunos em sala de aula.

Amarildo Vieira de Souza, coordenador do curso de pós-graduação em Ensino Religioso pela UNISAL e professor da disciplina nos colégios PIO XII e Santana, leciona com livros didáticos de ensino religioso e utiliza a revista Diálogo para complementar o conteúdo dos livros em sala de aula. "Esta é uma forma de tratar o tema com maior abertura, no que se refere à questão do ecumenismo. Utilizo a revista Diálogo para ilustrar o que o livro traz de maneira mais sintética", afirma.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.