quarta-feira, 6 de abril de 2005

.: Resenha de "Cinderela de Saia Justa", Chris Linnares

A Cinderela do século XXI 
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em abril de 2005



Quando pequenos, pais e professores nos contam belas histórias, de finais felizes, estes são os contos de fadas. Passado um tempo crescemos, já adultos, apenas repassamos tais contos para os pequenos, mesmo porque este contos bonitinhos não tem absolutamente algo para aprendermos. Certo? Errado. "Cinderela de Saia Justa", de Chris Linnares mostra o quanto podemos aprender com os contos infantis.

"- Em primeiro lugar, vamos deixar claro que os contos, hoje chamados de fadas, na realidade não foram concebidos para crianças. Antigamente, sua audiência era de adultos, tanto em elegantes salões quanto nas rodas suburbanas. Digo antigamente porque suas origens remontam aos milenares contos populares da tradição oral que vêm sendo revitalizados ao longo de várias gerações em todo o mundo. Quem lê hoje 'Cinderela' não imagina que há registros de essa história já era contada na China no século IX".

Chris Linnares apresenta ao leitor a jornalista cética, Ana José. Apesar de não gostar do nome e até trocá-lo para Ana Jo... Ana Jovem. Ela, dona de uma imensa lista de frustrações pessoas e adora comer, isto é, um "pouco gordinha", leva uma vida na mesmice. 

No seu emprego ela nunca é percebida, até que um dia, descobre que sua coluna de receitas, em uma revista feminina, muito conhecida, está com a metade do tamanho, pois ela perdeu espaço para outra jornalista. Contudo, nada está perdido, pois recebe um convite para fazer uma reportagem investigativa.

Sua missão? Desvendar os mistérios de uma associação secreta que está revolucionando definitivamente a vida de seus integrantes. Detalhe: os ensinamentos da associação são passados por meio de ensinamentos baseados em contos de fadas.

Ana José, acha tudo muito engraçado nesta associação. Inscrita no "curso" que será baseado no conto da Cinderela, ela participa do primeiro encontro. Para ela tudo estava mais para piada, ainda mais que haviam homens participando desta associação.

Ao contrário do que esperava, ela se surpreende ao conhecer, uma nova Cinderela com sapato de cristal, mas com alma de heroína. Seguindo os ensinamentos, ela tem o um reencontro consigo, e tenta, apesar de ser tarde demais, mas nem tanto, ela faz de tudo para recuperar todo o tempo que perdeu.

A história é inteligente, engraçada e totalmente diferente das muitas que temos hoje em dia no mercado editorial. Vale a pena ler e saber que podemos não viver um conto de fadas, mas merecemos finais felizes, sim!

Livro: Cinderela de Saia Justa: Para quem não vive um Conto de Fadas, mas merece finais felizes
Autora: Chris Linnares
192 páginas
Editora: Gente
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.