quinta-feira, 7 de abril de 2005

.: Resenha de "Pai Nosso: Meditações", Rubem Alves

O amor do Pai de toda a humanidade 
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em abril de 2005


"Ó Solidão! solidão! meu lar!... / Tua voz, ela me fala com ternura e felicidade! /  Não discutimos, não queixamos, /  e muitas vezes caminhamos / juntos através de portas abertas. / Pois onde quer que estejas, / ali as coisas são abertas e luminosas; e até mesmo as horas caminham / com pés saltitantes... / Ali as palavras e os /  templos/poemas de todo o ser se / abrem diante de mim: aqui todo o ser deseja / transforma-se em palavra, e / toda a mudança pede para / aprender de mim a falar". É com este poema de Nietzche, que Rubem Alves abre o seu livro "Pai Nosso: Meditações", editado pela Paulus.

Livro escrito em forma de poesia em prosa, chama o leitor para um mergulho profundo na oração que Jesus deixou a nós: o Pai-Nosso. A obra, organizada em onze capítulos, conta com nove capítulos que fazem uma meditação sobre esta oração.

Usando o lirismo, Rubem Alves, escreve sobre as palavras, as denominações divinas e o silêncio. Outro destaque do livro são as citações de nomes conhecidos da literatura como Fernando Pessoa, Guimarães Rosa e Nietzche, assim como citações bíblicas.

Para os religiosos, de fato, este livro é muito interessante e totalmente indicado. Mesmo porque é válido levar em que o importante é uma citação de T.S. Eliot, lembrada por Rubem Alves. "... Conhecimento da fala mas não do silêncio, conhecimento das palavras e ignorância da Palavra".

Livro: Pai Nosso: Meditações
Autor: Rubem Alves
158 páginas
Editora: Paulus
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.