quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

.: Resenha de "Os delírios de consumo de Becky Bloom", Sophie Kinsella

Delírios de gastadora compulsiva são pano de fundo para história de amor 
Por: Helder Moraes Miranda

Em dezembro de 2005


Se você já saiu com objetivo de comprar um chocolate e voltou para casa com um par de botas, leia este livro!


Difícil não se identificar ou conhecer alguém que tenha o perfil da personagem-título do excelente "Os delírios de consumo de Becky Bloom", romance de estréia da escritora Sophie Kinsella, lançado no Brasil pela Editora Record. Materialista, a personagem também acumula características muito interessantes, como por exemplo, atrapalhada, sensível, carinhosa, otimista, boba, equivocada e bondosa: mais humanizada, impossível. 

O primeiro livro da trilogia -depois dele, foram lançados "Becky Bloom - Delírios de Consumo na 5a Avenida" e "As listas de casamento de Becky Bloom"- conta a história de Rebecca Bloom, jornalista especializada no mercado financeiro que é consumidora compulsiva e se enforca em dívidas. Bem ao estilo "faça o que eu digo, não faça o que eu faço", Becky se envolve em inúmeras confusões -enquanto mantém uma coluna para leitores controlarem seus gastos, foge de seu gerente de banco como o diabo da cruz e inventa fórmulas mirabolantes (quase sempre mal-sucedidas) para quitar seus cartões de crédito, e débito. Como se não bastasse, a personagem ainda encontra tempo para se apaixonar pelo sensato Luke Brandon, com quem antipatiza no início do livro pelo fato dele ser o oposto dela, e precisa manter o emprego.

"Rebecca sou eu, minhas irmãs. São todas as minhas amigas que já saíram para comprar um chocolate e voltaram para casa com um par de botas", define a autora. Segundo Kinsella, Becky Bloom representa todos aqueles que já se viram parados diante de uma vitrine e souberam que precisavam comprar aquele momentâneo objeto de desejo.

Atribuído como "leve e engraçado" pelo Daily Mail, o romance tem linguagem fácil, envolvente e é capaz de prender do início ao fim. Para os consumistas de plantão, um exemplar de "Os delírios de consumo de Becky Bloom" pode ser um incentivo para aqueles que pretendem parar de gastar e dar os primeiros passos para iniciar uma caderneta de poupança... Por outro lado, também é um ótimo pretexto para presentear amigos, ou a si próprio.

Livro: Os delírios de consumo de Becky Bloom
Título Original Inglês: The Secret Dreamworld of a Shopaholic
Autora: Sophie Kinsella
432 páginas
Ano: 2004
Tradução: Eliane Fraga
Editora: Record
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.