quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

.: Resenha de "Grandes Artistas: Vida e Obra", David Spence

O melhor da arte em formato de livro
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em fevereiro de 2006


A arte por si só é muito instigante e convidativa a pensar. Obra da Editora Melhoramentos permite contato mais aproximado entre a obra de arte e o leitor.


Um livro de conteúdo e que chama o seu leitor a entrar (de corpo e alma) no universo mágico da pintura, em suas várias fases. Sim, "Grandes Artistas: Vida e Obra", de David Spence, publicado pela Editora Melhoramentos, é uma obra de muito luxo, não digo isto, somente pela qualidade da capa e seu encadernamento (cartonado e impresso em papel cuchê). Este livro é um mergulho ao desconhecido, o qual é feito da melhor maneira possível: em meio as figuras coloridas e detalhes e/ou curiosidades destas, pode-se alcançar grande conhecimento a respeito das obras de arte de Cézanne, Degas, Gauguin, Manet, Michelangelo, Monet, Picasso, Rembrandt, Renoir e Van Gogh.

A obra apresenta informações sobre os artistas, como por exemplo, a família, amigos e outros, além de informações preciosas sobre as obras. Um bom exemplo, é sobre o quadro Almoço Sobre a Relva (à direita), de Édouard Manet que diz: "Manet e Degas conheceram-se no Louvre, quando Degas estava copiando um quadro ali exposto. Surpreso, Manet constatou que Degas estava desenhando com uma pena diretamente sobre a tela em vez de fazer um esboço preparatório. Conta-se que Manet disse: 'Você tem muita coragem. Vai ter sorte se conseguir alguma coisa usando esse método'. Os dois tornaram-se bons amigos. A influência de Manet sobre Degas foi profunda. Visto como uma espécie de herói comandando o ataque realista contra a velha escola, seus retratos da vida parisiense chocaram uma sociedade despreparada para uma visão tão realista de si própria".

Sem comentários. Uma verdadeira aula de arte. Dentre as muitas curiosidades dos artistas, há uma que em especial, chamou-me a atenção: a modelo artística de Manet. Nas páginas 80 e 81, explica que Victorine Meurente, natural de Paris, de família pobre, foi a "musa" de muitos quadros do artista: A Cantora Ambulante (1892), Almoço Sobre a Relva, Olímpia e A Estação Saint-Lazare (à direita).

A modelo que aparece em muitas de suas pinturas trabalhou para Thomas Couture, depois de Manet ter deixado seu estúdio. De acordo com o amigo do pintor, Theodore Durent, Manet a conheceu por acaso, quando ela estava com dezoito anos: "por acaso, no meio de uma multidão... e ficou impressionado com sua aparência original e distinta".

Outra curiosidade inclusa no livro é sobre a carta que Victorine Meurent escreveu à esposa de Manet, Suzanne, após a morte do pintor, pedindo dinheiro: "A senhora sem dúvida sabe que posei para muitos quadros dele principalmente para Olímpia, sua obra-prima. O senhor Manet preocupava-se comigo e disse muitas vezes que, se vendesse seus quadros, separaria uma gratificação para mim. Eu era jovem, então, e irresponsável. Fui para América. Quando retornei, o senhor Manet, que já havia vendido diversos quadros... disse que uma parte era minha. Recusei... e acrescentei que, quando não pudesse mais posar, lembraria a ele essa promessa. Esse tempo chegou mais cedo do que eu esperava".

As informações contidas neste livro são valiosas e de extrema importância, seja para quem gosta de estudar arte, para os jovens estudantes ou para os iniciantes no assunto que querem ter uma obra completa para consulta e aperfeiçoamento no tema. O livro é dividido em dez capítulos, sendo que a partir da página 324, conta com um glossário e um índice remissivo, da página 330 em diante. Enfim, não há como perder-se, há somente um meio muito convidativo para quem quer entender e adquirir mais e mais conhecimento sobre a arte.

Livro: Grandes Artistas: Vida e Obra
Autor: David Spence
336 páginas
Tradutores: Luiz Antonio Aguiar e Marisa Sobral
Editora: Melhoramentos
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.