quinta-feira, 13 de abril de 2006

.: Resenha de "Emburrado!", Celso Sisto

As (muitas e muitas) dificuldades de ser pequeno
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em abril de 2006


Hora de dormir, hora de acordar, ficar de castigo, levar broncas e mais broncas, ter que tomar mil e um banhos, não sair de casa com chuva, acordar no meio de pesadelos e de terríveis assombrações, além de ter febre de ir ao médico. Estes são alguns dos problemas infantis. "Emburrado!", de Celso Sisto trata estes e outros assuntos em forma de poesia, utilizando-se de ilustrações super coloridas de Suppa.

Acha que a poesia é uma complicação para o entendimento das crianças? Talvez tenha que mudar seu pensamento, pois a poesia de Celso Sisto é mais uma canção em poesia. Não entendeu? É praticamente, uma poesia musicada e totalmente atrativa para o público infantil. Um exemplo é Fiquei de castigo: "Não sei por que estou aqui, / trancado nesse quarto! / Eu só deixei a geladeira aberta, / a cama sem coberta, / uma tarefa incompleta, / uma mentirinha encoberta, / e não achei a palavra certa / pra inventar uma história esperta!".

Sem comentários. O conteúdo é de linguagem acessível e divertida, com um ponto 100% a favor: as crianças se identificam com toda poesia e suas rimas. Resultado: uma obra muito bem escrita com riqueza de conteúdo. Totalmente indicado aos pequenos leitores que serão o futuro inteligente do Brasil!

Sobre o autor: Celso Sisto é escritor e ilustrador, contador de histórias, ator, arte-educador, especialista em Literatura Infantil e Juvenil e mestre em Literatura. Nos últimos anos, tem se dedicado ao ensino universitário, aos cursos de formação de contadores de histórias e aos espetáculos de narração oral de histórias, no Brasil e no exterior. Já publicou 16 livros para crianças e jovens e recebeu alguns prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles o prêmio de autor revelação (1994) e ilustrador revelação (1999), ambos concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Livro: Emburrado!
Autor: Celso Sisto
Categoria: Infantil
Ilustrações: Suppa
32 páginas
Ano: 2005
Editora: Paulus
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.