sexta-feira, 7 de abril de 2006

.: Resenha de "Contos e Histórias", Hans Christian Andersen

Entretenimento enriquecedor para os pequenos e grandinhos também
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em abril de 2006


Coletânea com histórias inéditas de Andersen aproxima-se do texto original escrito pelo contista



Atualmente encontramos nas prateleiras das livrarias muitas obras que reúnem contos infantis. No entanto, ler os contos clássicos (aqueles que sobreviveram longos e longos anos) com uma tradução bastante próxima ao texto original, é algo muito importante e o melhor a ser feito aos leitores mirins (e adultos também). Ok. Lá vem a pergunta: Por que? Porque o leitor tem a oportunidade de conhecer o vigor narrativo do autor. "Contos e Histórias", de Hans Christian Andersen, com seleção e tradução de Renata Cordeiro é recheado de grande fantasia e textos fantásticos.

A obra que soma 250 páginas conta com Prefácio de Vilma Maria da Silva, introdução de Renata Cordeiro, além de um resumo cronológico, assim como a cronologia da publicação dos Contos e Histórias na sua versão original. Já os contos da obra são: A Princesa e o grão de ervilha; As Flores da pequena Ida; Polegarina; O Menino mau; A Pequena sereia; A Roupa nova do imperador; A margarida; O Valente soldado de chumbo; O Jardim do paraíso; O Guardador de porcos; O Trigo-negro; O Anjo; O Patinho feio; A vovó; A Colina dos elfos; A Menininha dos fósforos; A Sombra; História de um certa mãe; A Virgem das geleiras e O Porco de metal.

No fantástico mundo faz-de-conta de Andersen há o riso e o lado sombrio, ambos lado a lado. Outro fator interessante nesta obra é de que, no final, há Alguns temas recorrentes nas obras de H. C. Andersen, por Renata Cordeiro. Entre tais temas estão: Deus, a personagem desconfortável no universo em que vive e a importância das mulheres. Ao falar sobre a importância do feminino em Andersen, Renata explica que em A Pequena Sereia (1837), os homens estão quase que ausentes, até mesmo o príncipe, que deveria ser uma personagem importante, não tem existência autônoma. Antes de concluir este assunto diz: "Vale observar que Andersen deu às mulheres filhos do sexo feminino".

A riqueza narrativa de detalhes e cenários de Andersen pode ser muito bem observada. Um exemplo está em A Princesa e o Grão de Ervilha. "Era uma vez um príncipe que estava à procura de uma princesa, mas ele queria que fosse uma verdadeira princesa. Então, resolveu dar a volta ao mundo, na esperança de encontrar a sua prometida. Naquele tempo, havia muito mais princesas do que hoje, mas quando se investigava se eram verdadeiras princesas, sempre existia certa dificuldade em prová-lo; e, em muitos casos, descobria-se algum detalhe que estragava tudo. Enfim, o príncipe retornou ao palácio muito tristes, pois gostaria muito de casar-se com uma verdadeira princesa".

Mergulhe nesta literatura que aproxima-se do traçado original de Hans Christian Andersen. Conheça também, A vovó, História de um certa mãe, O trigo-negro, A Virgem das geleiras e O Porco de metal, os quais foram traduzidos pela primeira vez no Brasil.

Sobre o autor: Nasceu na Dinamarca (1805-1875), o escritor conhecido por seus contos de fadas, na infância e na mocidade, passadas em extrema pobreza, foi ridicularizado por seus modos, considerados femininos, o que o induziu à timidez e a uma vida de isolamento. Seus Contos, foram publicados de 1835 a 1872, são atualmente clássicos da literatura, baseando-se no folclore e nas experiências pessoais do autor.

Dirigidos a crianças, estes, exprimem poeticamente situações bastante ingênuas, humanísticas e até, melancólicas, e são às vezes perpassados de críticas à sociedade da época. Alguns de seus contos famosos são: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Menina dos Fósforos e O Soldadinho de Chumbo.

Livro: Contos e Histórias
Autor: Hans Christian Andersen
Seleção e tradução: Renata Cordeiro
Categoria: Infanto-Juvenil
Ilustrações: Vilhelm Pedersen e Lorenz Frolich
250 páginas
Ano: 2004
Editora: Landy
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.