quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

.: Entrevista com Déo Garcez, ator, da Rede Record

“Trabalhava em duas escolas municipais de Ensino Fundamental” - Déo Garcez


Por: Eduardo Caetano
Em fevereiro de 2007


Um de nossos entrevistados recordistas em acesso retorna ao horário nobre da Record em novela de Tiago Santiago fala sobre como é ser ator negro no Brasil e sobre a temporada da peça “Amor de Comédia”. E concede ao Resenhando outra entrevista.


Amor, humor, carreira, assédio e igualdade racial são os temas que o ator Déo Garcez, da Rede Record, comenta na entrevista a seguir. Déo está com a atriz Bianca Rinaldi no elenco da peça “Amor de Comédia”. 

Ator desde os 11 anos de idade, Garcez é bacharel em Interpretação Teatral e licenciado em Artes Cênicas. Também é concursado pela Prefeitura do Rio de Janeiro como professor de Teatro e leciona em escolas de Ensino Fundamental. Fez diversas peças, atuou no cinema e fez as novelas “Xica da Silva” (Rede Manchete, 1996), “Mandacaru” (Rede Manchete, 1997), “O Cravo e a Rosa” (Globo, 2000), “Canavial de Paixões” (SBT, 2003), “A Escrava Isaura” (2004) e “Prova de Amor” (2005).

Saboreie uma nova entrevista com o ator que irá retornar ao horário nobre da Record. Conheçam ainda mais Déo Garcez!



RESENHANDO - Ser ator negro no Brasil não é fácil, mas nos últimos anos temos visto alguns avanços. Agora em dezembro o prêmio “Melhores do Ano” do Domingão do Faustão foi entregue para Taís Araújo e Lázaro Ramos. O que representa isso para a população negra? É um incentivo?
DÉO GARCEZ - Claro! Serve porque estimula a auto-estima da população negra. Incentiva o negro a acreditar que por meio do talento é possível conseguir um espaço digno e valorizado no mercado de trabalho. 


RESENHANDO - Qual é o enredo da peça “Amor de Comédia”?
DÉO GARCEZ - A peça “Amor de Comédia” é de autoria do Tiago Santiago, que escreveu as novelas “A Escrava Isaura” e “Prova de Amor”, com quem eu já havia trabalhado na Record. O Tiago também dirigiu junto com o Rogério Fabiano. A peça é uma comédia romântica e começa contando a história de um casal, eu e a Bianca Rinaldi, que se encontram casualmente.


RESENHANDO - Comente sobre seu personagem.
DÉO GARCEZ - O Ângelo é um cara que sonhava ser poeta, um artista investigador de sua arte. Só que, por sobrevivência, ele acabou se tornando roteirista de TV, de programas tipo “A Praça é Nossa”. E ela é uma garota de programa. E além dele não ter conseguido se tornar um poeta, ele já teve várias mulheres, nunca encontrou o amor de sua vida e nunca teve o amor correspondido. Ele passa por um mau momento porque não conseguiu resolver sua vida amorosa. É um homem meio frustrado, mas nesse momento da peça eles têm um encontro casual e aos poucos ele vai se apaixonando pela garota de programa, a Celeste. É um personagem leve, gostoso de fazer. Até porque é comédia, o que pouco tenho feito no teatro.


RESENHANDO - E como se dá esse envolvimento entre o casal? Como funciona a química entre eles?
DÉO GARCEZ - Ele vai se surpreendendo e se apaixonando por ela, adquirindo esse amor de forma divertida e tirando partido disso. Discretamente tira ele partido porque ela é muito engraçada, é do interior de Minas, e ele precisa desse humor para seus roteiros. Existe todo um contraste social e cultural entre eles.


RESENHANDO - Este é o terceiro texto do Tiago Santiago em que você e a Bianca Rinaldi trabalham juntos. O que representa esta parceria?
DÉO GARCEZ - É o terceiro trabalho e vamos para o quarto. Não sei se vamos contracenar, mas vamos fazer a próxima novela do Tiago Santiago na Record, que ainda não tem título, mas estréia em abril.


RESENHANDO - Você continua como professor de teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro?
DÉO GARCEZ - Não. Pedi licença porque têm aparecido, graças a Deus, trabalhos na televisão e no teatro. Trabalhava em duas escolas municipais de Ensino Fundamental.


RESENHANDO - O assédio dos alunos deve ser enorme...
DÉO GARCEZ - Sempre! Sempre! Na escola onde eu leciono, na rua, alunos atuais, alunos antigos... No Orkut toda hora aparece um aluno meu pedindo para adicionar. Alunos até já casados (risos!)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.