quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

.: Resenha de "A Princesa em Treinamento", Meg Cabot

Aos quinze anos, Mia entra em treinamento sem nem mesmo saber
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em fevereiro de 2007


As trapalhadas de Mia durante seu árduo treinamento para a presidência do conselho estudantil... entre outros "probleminhas" juvenis


No sexto livro da série "Diário da Princesa", de Meg Cabot, "A Princesa em Treinamento", encontramos Mia Thermopolis envolta em grandes conflitos: 1) Parece que vai levar pau em Geometria, depois de três dias de aula; 2) Lilly (a melhor amiga) está forçando a barra para que ela concorra a presidente do conselho estudantil com a popular, Lana; 3) A professora de Inglês acredita que o texto da princesa seja tão ruim que nunca deveria ser liberado para ser lido pelo público inocente; 4) Michel (o namorado) têm vontade de Fazer Aquilo com ela; 5) Mia é uma babona de bebê, isto é, de Rocky, seu irmãozinho.

Desta vez a princesa de Genovia também apronta das suas, ou seja, com toda boa intenção do mundo, ela foi a responsável por importar dez mil lesmas sul-americanas para dar fim ao problema das algas-assassinas, o que vinha sendo um caos na baía de Genovia. Resultado: As lesmas nada fazem e seu país tem grande chance de ser expulso da União Européia. Todo esse reboliço deixa o pai de Mia furioso, enquanto que Grandmére vê na candidatura da princesa a presidente do conselho estudantil uma boa forma de desviar esse "problemão" do foco da imprensa.

O que acontece com a união de Lilly e Grandmére? A princesa passa a ser PET, apelido dado docemente por sua amiga do coração, Lilly. "'Princesa em Treinamento', foi tudo o que Lilly teve a dizer a respeito do assunto. / Eu fiquei só olhando para ela como se fosse caso de internação psiquiátrica. O que, tenho bastante certeza, ela é. 'Princesa em Treinamento', disse ela de novo. 'É isso que PET quer dizer. Já que você perguntou'".

Contudo, Michel agora é um universitário e de acordo com a arqui-inimiga, Lana, os garotos dessa faixa-etária querem mesmo é Fazer Aquilo com suas namoradas, mas como se não bastasse tudo isso, na escola ela também não está indo conforme o desejado. Mia parece estar super mal em Geometria e pela primeira vez tira um "B" em redação, derramando um balde de água fria em seu sonho: ser escritora. "'Espera aí', disse Boris. 'Você tirou um B em uma redação de inglês, Mia? Como é possível?'"

Ainda assim, com tantas coisas em mente, ela não consegue deixar seu irmãozinho chorando desesperadamente e logo canta para ele. Outra coisa que não sai da mente de Mia são as possíveis coisas ruins que possam vir a acontecer com ele durante a viagem de Helen Thermopolis e de Frank Gianini para que Papaw e Mamaw conheçam o bebê da família. Ufa! Depois de tudo isso será que esta história terá um final feliz para esta garota de 15 anos? 

Não há dúvidas de que este volume da obra tem tudo para fazer desta série um marco na geração de novos leitores, é claro que de maneira bastante positiva. A tradução de Ana Ban dá um brilho a mais no texto original, pois mantém a leveza do estilo pop e cria um ar de maior entrosamento com o jovem leitor. A Princesa em Treinamento está imperdível! 

Sobre Meg Cabot: Meggin Patricia Cabot ou Meg Cabot (Bloomington, Indiana, 1 de fevereiro de 1967) é uma escritora estadunidense. Quando jovem, Meg passava horas a fio lendo as obras completas de Jane Austen, Judy Blume e Barbara Cartland. Munida com seu diploma de graduação em Artes na Universidade de Indiana, Meg se mudou para Nova Iorque, com a intenção de seguir uma carreira de ilustradora autônoma. 

A ilustração, entretanto, logo cedeu lugar à verdadeira paixão de Meg - a composição literária - e, então, abandonou sua ocupação de ilustradora e arrumou um emprego de assistente administrativo num alojamento de estudantes universitários na Universidade de Nova Iorque, escrevendo sempre que tinha a oportunidade. As primeiras de suas várias novelas históricas foram escritas sob o pseudônimo de "Patrícia Cabot".

Os direitos do livro "O diário da princesa" foram vendidos à Disney, e um filme de longa-metragem, chamado O diário da princesa, baseado no livro, foi lançado em agosto de 2001. Uma sequência do filme, baseado numa estória original mas escrita pela Disney, foi realizada em 2004, e se chamou O diário da princesa 2. Os direitos de filmalgem das séries All-American Girl e The Mediator, também foram vendidos para a Disney.

Meg agora escreve em tempo integral e vive em Nova Iorque com seu marido e sua gata de um olho só, chamada Henrietta.

Obras: Coleção O diário da princesa
O diário da princesa 
A princesa sob os refletores 
A princesa apaixonada 
A princesa à espera 
Valentine Princess (não será lançado no Brasil) 
Project Princess (não será lançado no Brasil) 
A princesa de rosa-shocking 
The Princess Present (não será lançado no Brasil) 
A Princesa em Treinamento 
A Princesa na Balada 
Sweet Sixteen Princess (não será lançado no Brasil) 
Princess On The Brink (ainda não foi traduzido). 

Série A mediadora
A terra das sombras 
O arcano nove 
Reunião 
A hora mais sombria 
Assombrado 
Crepúsculo 

Outros livros
A garota americana 
All American Girl: Ready Or Not(ainda não foi traduzido no Brasil) 
O garoto da casa ao lado 
Garoto encontra garota 
Ídolo Teen 
How to Be Popular (não foi traduzido) 
Avalon High (não foi traduzido) 

Romances (escritos com o pseudônimo Patricia Cabot)
Where Roses Grow Wild (março de 1998) 
Portrait of My Heart (janeiro de 1999) 
An Improper Proposal (novembro de 1999) 
A Little Scandal (junho de 2000) 
Lady of Skye (dezembro de 2000) 
Educating Caroline (novembro de 2001) 
Kiss the Bride (maio de 2002) 

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Meg_Cabot)

Livro: A Princesa em Treinamento
Título Original: Princess in Trainning
Autora: Meg Cabot
316 páginas
Ano: 2006
Tradução: Ana Ban
Editora: Record
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.