quinta-feira, 10 de junho de 2004

.: Resenha de "Blonde", Joyce Carol Oates

A desconstrução do mito
Por: Helder Moraes Miranda

Em junho de 2004


Chega ao Brasil o romance "Blonde", biografia romanceada da atriz Marilyn Monroe dividida em dois volumes, escrita por Joyce Carol Oates e publicada aqui pela Editora Globo. Para os mais conservadores - aqueles que, por uma razão sem sentido, não gostaram do livro - a publicação peca por tratar a lendária atriz de maneira diferenciado, abordando seus dilemas como os de uma pessoa comum, e não a tratando como o mito, em cima de um pedestal, idolatrado por gerações. 

Se os conservadores torceram o nariz, a crítica especializada e inteligente deve alertar: "Blonde" celebra a existência de Marilyn Monroe e não a deixa ficar desinteressante. As 408 páginas que recheiam o primeiro volume dissecam a vida da estrela, enfocando mais o lado da mulher, do ser humano. Não há novidades na biografia de Marilyn, mas sim em como ela é abordada. Todos sabem do relacionamento conturbado com a mãe, dos abortos, das drogas e do envolvimento com o então presidente dos Estados Unidos J.F.K. 

Uma das mais significativas e ousadas obras publicadas sobre Marilyn Monroe no Brasil, os dois volumes de "Blonde" apresentam a atriz como um ser frágil e um tanto desequilibrada. A segunda parte de "Blonde" já mostra uma Marilyn que alcançou a fama, mas não consegue se desvencilhar de um passado, não tão distante e repleto de sofrimentos que marcaram a alma. A obra retrata também os relacionamentos conturbado, a má fama com os homens, o incômodo causado pela fama, as indagações, a relação com a imprensa e a busca pelo aprimoramento e reconhecimento como atriz, da menina elevada ao status de símbolo sexual. 

A desconstrução do mito: Como pano de fundo, a escritora combina dados biográficos com ficção, aborda o início da carreira e a podridão do meio artístico na época, a fama e os medicamentos para dormir. "Blonde 2" recria os últimos dias de um dos maiores mitos de Holywood - Norma Jeanne Baker - protagonista de uma das cenas mais célebres do cinema norte-americano: a da garota de vestido branco apanhada por uma corrente de ar, sobre o gradil do metrô. Mal sabia ela, que esta cena iria imortalizá-la, principalmente nos rostos dos homens de todas as épocas. 

Mais sobre Blonde: Concorrente do prêmio Pulitzer de literatura, um dos mais importantes dos Estados Unidos, Blonde tem várias citações de artistas e pensadores conceituados como Charles Darwin, H. G. Wells, Arthur Schopenhauer, Sigmund Freud, e Blaise Pascal. Também foram consultadas as seguintes obras: Legend - The Life and Death of Marilyn Monroe (Fred Giules, 1985), Goddes - The Secret Lives Of Marilyn Monroe (Anthony Summers, 1986), Marilyn Monroe - A Life of the Actress (Carl E. Rollyson Jr., 1986), Marilyn Monroe (Graham McCann, 1987) e Marilyn(Norman Mailer, 1973).

Livro: Blonde
Autora: Joyce Carol Oates
408 páginas
Editora: Globo
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.