segunda-feira, 7 de junho de 2004

.: Resenha de "Tipo Assim, Clarice Bean", Lauren Child

Uma quase "Sherlock Holmes" 
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2004



Tipo assim... Clarice Bean é uma garota que está em um mundo cheio de personagens chatos e implicantes, como por exemplo, a própria mãe que só sabe lhe dizer: Tire os cotovelos da mesa, Não belisque o seu irmão e por aí vai. Esta é personagem principal de "Tipo Assim, Clarice Bean", de Lauren Child.

Clarice tem 11 anos e três irmãos, o que soma uma família de seis membros. Uma das paixões dela é ler as histórias de Ruby Redfort. Clarice e Betty, sua melhor amiga são ab-so-lu-ta-men-te fanáticas pela Coleção Ruby Redfort. Nesta série temos uma menina detetive, e ao contrário de Clarice, ela não tem irmãos e estão sempre vivendo aventuras sensacionais. Clarice? O máximo que faz é ir na venda sozinha e nem recebe correspondência em seu nome, apenas as de propaganda de produtos como a de colete térmico.

Contudo, a vida de Clarice não é moleza. Além de ter que aturar Roberto, um vizinho super mala-sem-alça e a Graça Grapello uma garota super metida que está na classe da detetive mirim. Além de tudo isso, Clarice tem de agüentar uma professora, azeda que está sempre de olho no que ela faz. Motivo: Clarice tem fácil desconcentração. 

Agora Clarice tem que apresentar um trabalho para a professora, mas ela irá precisar mostrar o que aprendeu com a leitura da Coleção Ruby Redfort. Mas isso será tão difícil quanto resolver um mistério grande que Clarice sente-se encarregada de solucionar.

Este livro traz uma didática muito boa, o que facilita a leitura e interação do leitor mirim (indicado para crianças com 10 e 11 anos). A publicação tem inúmeras ilustrações, muitas vezes cômicas, como a escrita da história, que é leve, mas engraçado. Um exemplo está nas páginas 14 e 15 em que diz: "Antigamente eu não lia muito. Isso só aconteceu quando minha avó me deu um livro chamado Uma Menina Chamada Ruby. Minha mãe sempre diz que foi aí que eu passei a viver "encaramujada" nos livros." Na figura, Clarice está desenhada de forma muito bem-humorada, um "caramujinho", até com "anteninha". Este livro de Lauren Child é indicado ao público juvenil que gosta de aventuras de detetives.

Livro: Tipo Assim, Clarice Bean
Autora: Lauren Child
202 páginas
Editora: Ática
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.