quarta-feira, 7 de julho de 2004

.: Resenha de "A Teus Pés", Ana Cristina César

A alma explícita
Por: Helder Moraes Miranda

Em julho de 2004


Caso queira entender o que se passa pela mente de um escritor, recorra a um livro feito por ele. Em se tratando da enigmática Ana Cristina César, talvez nem assim você consiga decifrar a alma desta artista ímpar, que sofria de depressão.

Por esse motivo e por muitos outros mais, a leitura de A Teus Pés, relançado pela Editora Ática é imprescindível, tanto que virou leitura obrigatória nas escolas. O livro estabelece um parâmetro de tempo e da intimidade da escritora, em um jogo que sugere e esconde, por meio de suas fotografias, poemas curtos, páginas de diário, correspondências e pitadas de um "eu-lúdido" feminino, marcado pela autobiografia de Ana, às vezes artista, ora mulher.

Ela teve seu encontro definitivo com a morte quando, em um impulso, se atirou do sétimo andar do apartamento em que residiam seus pais, após ter conversado com o amigo e poeta Armando Freitas Filho. Presenciaram a cena traumática a empregada e o psicólogo, que lá realizava uma consulta.

Talvez pelo óbito prematuro (a artista estava prestes a completar 31 anos), ou por ter convivido com poetas "marginais" dos anos 70, Ana tem o rótulo de escritora maldita, um contraste com o estilo cerebral e não tão arrebatado e impetuoso que realmente condiz com o temperamento dela.

Esta edição ainda traz um bônus com outros livros da artista, como Cenas de Abril, Correspondência Completa e Luvas de Pelica. A Teus Pés é o melhor livro para alguém que pretenda conhecer um verdadeiro escritor, em estilo bruto e sem as lapidações das conveniências, além da grandiosidade da palavra escrita: aquela que eterniza os que já se foram e resgata a essência dos mesmos quando folheamos um livro que traz em suas páginas a verdade. Este, em especial.

Livro: A Teus Pés
Autora: Ana Cristina César
Editora: Ática
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.