sexta-feira, 22 de agosto de 2014

.: Filho de Glauber Rocha é destaque na Mostra de cinema latino-americano


A ditadura militar argentina e brasileira foram os temas do primeiro dia do Cine-debate e serão abordados pela ótica de dois artistas exilados: o argentino Carlos Gardel e o brasileiro Glauber Rocha. Os cinemas nacionais latino-americanos são importantes para a análise e para a discussão de temas complexos destas nações, explica a doutora em Cinema pela USP e a idealizadora  do Cine-Debates, Daniela Gillone.

O diretor Eryk Rocha, filho do diretor de cinema Glauber Rocha, participou do debate após a exibição de seu filme Rocha que voa (Brasil, 2006), às 19 horas. O filme mostra o exílio de Glauber em Cuba de 1971 a 1972 período que se discute o papel da arte na sociedade e na política. Rocha que Voa foi meu primeiro longa-metragem, é também uma tríplice declaração de amor: ao Cinema, à América Latina e ao meu pai. Eryk falará  sobre a importância deste filme-documento e, sobretudo, de seu pai que foi o maior expoente do Cinema Novo e do Nuevo Cine Latino-americano que se espalhou pelo continente durante a década de 1960.

O filme escolhido para a abertura do Ciclo, às 16 horas, Tangos, o Exílio de Gardel (Argentina, 1985) foi realizado dois anos após o termino da última ditadura militar argentina e se tornou um clássico do cinema argentino. Após a sessão, a argentina Ana Laura Lusnish, historiadora deste cinema fará uma exposição do filme seguida de bate-papo. O filme faz uma reflexão sobre o exílio político de um grupo de artistas radicados durante a última ditadura militar (1976-1983) na cidade de Paris, em sua maioria argentinos e uruguaios, explica Ana Laura.

A dinâmica da exibição seguida por um debate convida o espectador a uma experiência mais profunda dos filmes apresentados, propondo a discussão das relações existentes entre os aspectos políticos e sociais e as teorias e estéticas desenvolvidas na história do Cinema na América Latina, esclarece Daniela.

O evento
O Cine-debate exibe filmes latino-americanos no dias 21, 22, 23 - 28, 29 e 30 no Memorial da América Latina, às 16 e às 19 horas.

O Ciclo de debates sobre filmes latino-americanos está estruturado em doze encontros, sendo cada um deles dedicado a um filme. Após o filme haverá um debate com cineastas e especialistas para analisar as obras como também refletir o contexto histórico que eles estão inseridos.

A entrada é franca. No último dia será entregue um livro com artigos dos cineastas e críticos que participaram do Ciclo.

Filmes 
Tangos - 
O Exílio de Gardel (1985), Rocha que voa (2006), Actas de Marusia (1976), Whisky (2004), Las Banderas del Amanecer (1982), Memórias do Subdesenvolvimento (1968), São Paulo, Sociedade Anônima (1965), Soy Cuba, O Mamute Siberiano (2005), Cobrador (2006), De Jueves a Domingo (2012), Pelo Malo (2012), Entre Vales (2012).

Convidados Ana Laura Lusnich, Eryk Rocha, Afrânio Catani, Ilana Feldman, Yanet Aguilera, Mariana Villaça, Sérgio Alpendre, Rubens Machado, Sérgio Rizzo, Cléber Eduardo, Cecília Mello, Philippe Barcinski


Serviço
Data: 21, 22, 23/08 e 28/09, 29/09 e 30/09
Horário: 16h e 19h
Local: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664. Portão 4 ou 8.  Na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita. Próximo ao Metrô Barra Funda.

Entrada Franca
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.