sexta-feira, 5 de setembro de 2014

.: Artista Daniel Pudles conta processo de criação em exposição

Neste sábado, 6 de setembro, às 19h30, dentro da programação do 1º Nerd Cine Fest Santos, acontecerá o lançamento da exposição “A Construção de Uma Ideia: do Esboço à Animação”, no Shopping Pátio Iporanga, com originais do projeto “Globo Mágico”, do desenhista paulistano Daniel Pudles e da produtora (e jornalista) santista Tatiane Matheus. A mostra ficará em cartaz durante três semanas e ficará aberta para visitação durante o horário de funcionamento do Shopping Pátio Iporanga.

De caráter transmedia (série de animação, apps, livros e site) “Globo Mágico” conta a história de quatro crianças que vão visitar o avô, um diplomata aposentado, que tem um “globo mágico” em sua biblioteca que conta histórias (contos e fábulas) de distintos países. O projeto está registrado na Espanha e Brasil.


O roteiro e produção do projeto foi escrito pela jornalista santista Tatiane Matheus para seu mestrado em Produção e Gestão Audiovisual da Fundación Santiago Rey Fernández-Latorre da Universidade da Coruña, na Espanha. “Trata-se de um projeto transmídia para crianças de 4 a 7 anos com o objetivo de ter uma série de animação baseada em contos e fábulas de diversos lugares. Este trabalho foi exposto a dois pitchings no máster, na Espanha, com a presença de produtores espanhóis”, explica Tatiane.

Para Daniel, o “Globo Mágico” significa aprendizado e a busca de sempre querer se desenvolver. “Temos o sonho de transformá-lo em uma série de animação, por enquanto, vamos compartilhar o que estudamos em um site onde reúne contos e fábulas de diversos países e continentes”, conta Tatiane.  “Depois dos curtas que fiz, o ‘Globo Mágico’ é meu filho querido pelo processo de sair do meu país e trabalhar em um lugar que até então desconhecia”, completa o artista.

O objetivo é mostrar como é o passo a passo, os vários esboços até chegar à ideia final. No nosso caso, o trailer. “As animações em si passam por este processo e muitas vezes até o concept art que o projeto é vendido no pitching nem sempre é o que vai ser o que vai ao ar. Model sheet, storyborad, etc. Enfim, fazer quem está vendo a exposição entender qual é o processo de um projeto de animação até sua realização”, explica Daniel. “A ideia é que a pessoa sinta a inquietação do artista em como fazer um projeto do nada. Somente através do que roteirista passa para ele, os estudos de estilos, cores, etc”.


Daniel afirma que existem diferentes formas de fazer animação. "Podemos fazer animação 2D tradicional, ou seja, o animador na prancheta para desenhar no papel o desenho anterior e posterior, formando o movimento. Na animação 2D digital o papel é substituído pelo software que oferece vários recursos. Ainda há o stop motion que é feito com massinha e filmado quadro-a-quadro. Já o 3D é tridimensional e é feito por um software apropriado. Há diversos tipos softwares como o Toom boom, Adobe Photoshop, TV Paint, Maya, entre outros, e por isso, a necessidade de sempre estar se atualizando. Procuro no meu blog e no meu site (tracoanimado.com) sempre compartilhar informações", finaliza.


Lançamento do site "Histórias do Globo Mágico"
Na ocasião, será lançado o site Globo Mágico - 
De acordo com Tatiane Matheus, a ideia do site é reunir contos, fábulas de diversos países para a crianças e pais (educadores) terem reunidos. Também haverá um blog com notícias para o público infantil."Essa é a primeira parte do projeto, que tem um caráter transmidia. Partimos do termo glocalização: local e global. A ideia é que a criança aprenda sobre a sua cultura e dos outros países. As histórias selecionadas podem ser relacionadas ao dia-a-dia das crianças, aliás, esta é a ideia maior do projeto. O Daniel fez toda a arte e animação. E eu fiz o roteiro, enfim, desenvolvi a ideia. Os personagens têm personalidades bem distintas e estão na faixa dos cinco a sete anos. Neste primeiro momento, no site, eles estão secundários. O objetivo agora é conseguir formar uma 'biblioteca' online de contos de vários países", explica ela.

Sobre o artista
Daniel é formado pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo em 1990. Apesar de ser da “old school” da animação clássica, encontrou na animação digital uma constante fonte de aperfeiçoamento. Com experiência em ambas, desempenhou várias funções como animador (storyboard, layout, montagem, animador lypsinc, câmera).

Trabalhou em curtas e longas-metragens, filmes publicitários, videoclipes e séries de animação. Entre eles, a série da Cartoon Network “Gui e Estopa”, os longas “Cinegibi” da Turma da Mônica, “Brasil Animado”, “Garoto Cósmico”, “O menino e o Mundo”, “Colombina” de Ed Motta, entre outros.

Sobre a produtora
Tatiane Matheus, santista, atualmente, mudou os rumos da carreira ao fazer um mestrado em produção e gestão audiovisual na Espanha.. Pós-graduada em Política e Relações Internacionais, é repórter freelancer da Revista BiodieselBR e do Portal Terra. Trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo (2004-2011), fez reportagens para as revistas Exame, Casa & Mercado, Revista Young e Docol. Publicou textos no Jornal da Tarde e no site Terra. Exerceu o cargo de analista de Mídia e Redes Sociais no Grupo Máquina PR (2012) e CDN (2013). Porém, precisou ir para o outro lado do Oceano Atlântico para redescobrir o audiovisual. Entre 1999 e 2002, foi estagiária da Santa Cecília TV.

Curtas que serão exibidos domingo na Gibiteca:
"Surgir" - Brasil, 1999. 1’20” A valorização dos traços humanos com os mais diferentes rostos. Surge o amor, surge a tristeza, surge a felicidade… Tudo pode surgir!

"Ultimamente" - Brasil. 3’55” Uma mulher descobre que a sua força interior é capaz de superar todos os obstáculos. Quem disse que a vida seria tão fácil?

"O Tempo Todo" - Brasil, 2002. 6’13” Há momentos que é preciso sair da caverna para viver. Como distinguir o sonho da realidade?

"Jogos Panamericanos" - Brasil", 2007. 2’23” Atletas em competições diferentes, mas com um objetivo em comum: ser campeão.

"Cinéfila, a Lata" - Espanha-Brasil. 1’ Cansada da rotina, Cinéfila se recicla inspirada em seus filmes prediletos.

"Globo Mágico" - Espanha-Brasil. 1’ Anne, Theo, Sara e George vão visitar o vovô. Entre brincadeiras, eles descobrem um globo mágico que traz histórias de diferentes países.


Serviço: 
Lançamento da Exposição “A Construção de Uma Ideia: do Esboço à Animação”, com obras de Daniel Pudles, e lançamento do site "Globo Mágico" - www.historiasdoglobomagico.com.
Sábado, 6 de setembro, às 19h30
Shopping Pátio Iporanga – Av. Ana Costa, 465, Gonzaga
Aberto ao público

Sobre o Festival 
Domingo, 7 de setembro, Daniel participa com Leandro Altafin e Alexandre Shinji do bate-papo sobre as diferentes formas de fazer animação para cinema, na Gibiteca de Santos. Antes, ocorrerá uma maratona com seus curtas e exibição da clássica animação “Akira”. 

O 1º Nerd Cine Fest Santos – Festival de Cinema e Cultura Nerd e Geek do Litoral Paulista é organizado por CineZen Cultural, CinemAqui, Cine Roxy, com parcerias do Shopping Pátio Iporanga, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes e tem apoios do Ao Café, das distribuidoras Imagem Filmes e Diamond Filmes, da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, da Vídeo Paradiso, do grupo Animelan e banda Ryujin.

Programação completa do festival: http://nerdcinefestsantos.com.br/programacao/.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.