sábado, 22 de novembro de 2014

.: “Fogo Cruel em Lua de Mel” em temporada no Teatro Livraria da Vila

A Cia. Fé Cênica remonta a tragicomédia “Fogo Cruel em Lua de Mel” no Teatro Livraria da Vila Shopping JK Iguatemi. A temporada acontecerá até 14 de dezembro, com sessões aos sábados, 20h, e aos domingos, 18h. O texto é do autor Nazareno Tourinho, membro da Academia Paraense de Letras, que em dezembro completa 80 anos de idade. A peça discute questões existenciais e brinca com a condição de um casal que, em plena lua-de-mel, encontra-se na iminência da morte.

Os personagens Elza e Gil estão na noite de núpcias. Mas, ao invés de uma noite de amor, as personagens discutem suas diferenças de personalidade. Um incêndio no hotel faz com que as personagens revejam os seus valores e crenças, o que muda o rumo da trama, com desfecho inusitado. Com muito humor e perspicácia, a obra nos faz refletir sobre a brevidade da vida e sobre os sonhos de cada um.

Elza e Gil passam por momentos de grande contradição quando entram numa situação-limite, trabalhada pelo autor de forma cômica e suave, que diverte e ao mesmo tempo provoca reflexão sobre questões existenciais profundas. A direção de Claudio Marinho explora estas nuances. No elenco estão os atores Viviane Bernard e Geraldo Machado.

Com esta remontagem, o grupo antecipa a comemoração pelos oito anos de atividade, que acontece em janeiro de 2015. “Fogo Cruel em Lua de Mel” é a primeira encenação da Cia. Fé Cênica e o texto foi o ponto de partida na pesquisa sobre o trabalho do ator no limiar entre a comédia e o drama. O grupo resume a pesquisa como a “busca pelo riso chorado e pelo choro risonho”.   

Cia. Fé Cênica 
O grupo iniciou suas atividades em janeiro de 2007, tendo como ponto de partida a vontade de tratar de temas universais que provoquem reflexão sobre a sociedade contemporânea. O texto escolhido para a estreia do grupo foi a tragicomédia “Fogo Cruel em Lua de Mel”, de Nazareno Tourinho. 

Com esta montagem foi iniciada a pesquisa sobre o trabalho do ator nos gêneros tragicomédia e comédia dramática.“As Ruminantes”, de Saulo Sisnando, foi a segunda peça do grupo apresentada em duas versões diferentes nos anos de 2008 e 2009. Em 2010 o grupo estreou a comédia dramática “Perfídia Quase Perfeita” na programação paralela do Festival de Curitiba, com texto de Carlos Correia Santos. Esta montagem estreou no ano seguinte em São Paulo, no Espaço dos Satyros, e cumpriu temporada no Espaço Cênico da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Também foi apresentada no interior do Estado de São Paulo, na programação do SESI, no SESC Boulevard, em Belém do Pará, entre outros locais.

Em 2011, o grupo estreou no Teatro Zanoni Ferrite sua primeira peça destinada ao público infantil: “A Fábula das Águas”,  de Carlos Correia Santos. A montagem foi apresentada em diversas cidades do interior de São Paulo, em empresas e SESC.

A Cia. Fé Cênica coproduziu com a Deroul Filmes os curtas-metragens “Outonos na Alma” e “Epílogo”, em 2013. Os atores do grupo também trabalharam na assistência de direção (Claudio Marinho), direção de arte (Viviane Bernard)  e  produção (Geraldo Machado). Com “Epílogo”, participou na programação Short Film Corner, do Festival de Cannes 2014.

Sobre o autor
Nazareno Tourinho é jornalista e dramaturgo de Belém do Pará. Membro da Academia Paraense de Letras, completa em dezembro de 2014 seus 80 anos de idade. O autor publicou extensa obra teatral e foi premiado em concursos nacionais e internacionais.

Sua trajetória profissional é marcada pela popularidade das peças e por uma comunicação direta com seu público. Algumas obras, como “Fogo Cruel em Lua de Mel” e “Nó de Quatro Pernas”, foram encenadas em todo o território nacional. A criação dramatúrgica de Nazareno também inclui as peças “Severa Romana”, “Pai Antônio”, “Lei é Lei e Está Acabado”, “Amor de Louco Nunca é Pouco”, entre outras.

Sobre o diretor
Claudio Marinho fundou a Cia. Fé Cênica em 2007 e dirigiu as peças “Fogo Cruel em Lua de Mel”, de Nazareno Tourinho, “As Ruminantes”, de Saulo Sisnando, e “Perfídia Quase Perfeita”, de Carlos Correia Santos. Também atuou e produziu a peça infantil “A Fábula das Águas”, de Carlos Correia Santos.

Formado pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, trabalha como ator desde 1990. Integrou montagens de textos de Fernando Arrabal (A Bicicleta do Condenado), Peter Weiss (Marat-Sade), Molière (O Tartufo), Sófocles (Antígona), Eurípides (As Bacantes), entre outros.

Atualmente trabalha na empresa Conteúdo Teatral. É responsável pela programação do Teatro Folha (São Paulo) e do Teatro Amil (Campinas) desde o ano de 2009. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela Fundação Armando Álvares Penteado.

Elenco
Viviane Bernard é atriz, figurinista e produtora. Ingressou na Cia. Fé Cênica em 2009 e trabalhou nas peças “As Ruminantes”, “Perfídia Quase Perfeita”, “Fogo Cruel em Lua de Mel” e “A Fábula das Águas”.  Trabalhou na Cia. das Artes a partir de 2004, atuando nas peças “Agorafobia”, de criação coletiva; “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes; “Bailei na Curva”, de Julio Conte; “A Aurora da Minha Vida”, de Naum Alves de Souza, entre outras montagens do grupo. Estudou criação de figurinos no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Criou adereços e figurinos para as montagens "As Ruminantes", "Perfídia Quase Perfeita" e “A Fábula das Águas”, da Cia. Fé Cênica. Desde 2012 assina os figurinos de um espetáculo realizado anualmente, com cerca de 200 crianças, que estudam no Colégio Guilherme Dumont Villares.


Geraldo Machado fundou a Cia. Fé Cênica em 2007 onde participou como ator e produtor nas  peças “Fogo Cruel em Lua de Mel”, “Perfídia Quase Perfeita” e “A Fábula das Águas”. No grupo também trabalhou como produtor e assistente de direção nas duas montagens da peça “As Ruminantes”. Estudou no Teatro Escola Célia Helena e é formado em Publicidade pela Faculdade Anhembi Morumbi. Integrou o Centro de Pesquisa Teatral, com direção de Antunes Filho, nos anos de 2005 e 2006. Iniciou no teatro em 1979. Participou como ator nos espetáculos:  “Calígula”, de Albert Camus; “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, de Plínio Marcos;” Blitz” de Bosco Brasil; “Cinderela”, de José Wilker,  entre outras. Na TV, atuou nas novelas “Ossos do Barão” (SBT. Direção de Antonio Abujamra), “Canavial das Paixões” (SBT. Direção de Jaques Lagoa) e “Marcas da Paixão” (TV Record. Direção de Herval Rossano). Também atuou em diversos curtas-metragens, entre eles, “Outonos na Alma”, de Simone Bastos.

Ficha Técnica
Texto:
Nazareno Tourinho

Elenco: Viviane Bernard e Geraldo Machado
Voz off (personagem radialista): Mario Augusto
Cenografia: Sandra Rodrigues
Figurinos: Viviane Bernard
Sonoplastia: Oiram Bichaff e Edu Gomes
Iluminação: Rogério Cândido
Design gráfico: Everton Cardoso
Fotos: Brends Nunes
Assistentes de produção: Manuella Lima e Samantha Costa
Produção: Claudio Marinho e Geraldo Machado
Realização: Cia. Fé Cênica
Direção: Claudio Marinho

ServiçoAté 14 de dezembro no Teatro Livraria da Vila Shopping JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek, 2041. Shopping JK Iguatemi – 2º Andar). Temporada aos sábados, 20h, e aos domingos, 18h. Não haverá sessão no dia 29 de novembro.
Ingressos: R$60 e R$30 (meia).
Capacidade: 125 lugares. Classificação etária: 12 anos. Duração: 55 minutos.
Vendas no site www.ingressorapido.com.br e nos caixas das lojas Livraria da Vila, em horário comercial. Aceita cartões de crédito e débito.
Não será permitida a entrada de pessoas após o início do espetáculo.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.