quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

.: Exposição ‘Lugares da Memória. Resistência e repressão em SP’

O Memorial da Resistência de São Paulo e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura do Guarujá, apresentam a exposição “Lugares da Memória. Resistência e repressão em São Paulo”, até 26 de abril de 2015, no Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande.

A mostra conta com fotografias, matérias de jornais e documentos produzidos e acumulados pela Delegacia Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP sobre alguns lugares da cidade de São Paulo que testemunharam manifestações de repressão e de resistência política a partir dos anos 1960, tais como a praça e a Catedral da Sé, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o teatro Tuca da Universidade Católica de São Paulo, o Instituto Israelita Brasileiro, entre outros.

Também serão apresentados painéis com informações preliminares sobre alguns lugares da Baixada Santista, entre eles o Palácio da Polícia Civil e o Colégio Canadá em Santos, a Fortaleza de Itaipu na Praia Grande e o Forte dos Andradas no Guarujá. A mostra contará, ainda, com um mapa do Brasil com alguns lugares referenciais, além de um quadro com 185 lugares de memória do Estado de São Paulo. O visitante também poderá conhecer um pouco mais sobre o Memorial da Resistência por meio do filme institucional.

Concebida pelo Memorial da Resistência para itinerar em cidades do interior e do litoral, a exposição é parte do Programa Lugares da Memória e tem como objetivo envolver os distintos atores sociais da cidade para a construção coletiva do conhecimento sobre os lugares de memória da resistência e da repressão políticas do Estado de São Paulo.

Com entrada gratuita, a visitação acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados e domingos das 10h às 18h. O Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande está localizado na Rua Messias Borges, n° 380, na Praia de Santa Cruz dos Navegantes. 

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Serviço: Exposição “Lugares da Memória. Resistência e repressão em São Paulo” 
Período: até 26/4/2015
Local: Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (Rua Messias Borges, 380, Praia de Santa Cruz dos Navegantes – Guarujá/SP) 
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados e domingos das 10h às 18h. *Nos dias 22, 23, 24 e 25 de dezembro de 2014 o museu estará fechado
Informações: (13) 3384-6194 ou fortalezadabarra@gmail.com/ facebook.com/fortalezadabarraguaruja 
Entrada: gratuita
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.