sexta-feira, 3 de abril de 2015

.: O livro favorito de... Willian Leite, jornalista e apresentador

Muito dos nossos gostos, de nossas escolhas, dizem muito a respeito de nós mesmos. E revelar o livro favorito não deixa de ser uma superexposição. Dentro da campanha #MeuLivroFavorito, o Resenhando.com publica, a cada sexta-feira, uma indicação diferente. O objetivo de incentivar a leitura dos internautas, a partir da divulgação de livros favoritos de pessoas famosas e anônimas. 

Nesta semana, o jornalista com "J" maiúsculo, Willian Leite, o divertido, ético e comprometido jornalista e apresentador do programa "Balanço Geral", na Record de São Paulo, revela que o seu livro preferido é o livro de não-ficção "1808", do jornalista Laurentino Gomes,  que recebeu vários prêmios, entre eles o Jabuti, o maior reconhecimento na literatura brasileira. 

"Tenho alguns, mas o que me deixou a par, por nossa história, do porquê de algumas coisas acontecerem no Brasil, é "1808", de Laurentino Gomes. É uma grande brincadeira, uma grande fuga, um grande roubo e uma grande miscigenação, que mais tarde recebeu o nome de BRASIL!".
Willian Leite

O livro
"1808 - Como Uma Rainha Louca, Um Príncipe Medroso e Uma Corte Corrupta Enganaram Napoleão e Mudaram a História de Portugal e do Brasil" é um livro de história do Brasil e de Portugal escrito por Laurentino Gomes e publicado em 2008 sobre a transferência da corte portuguesa para o Brasil, ocorrida em 1808. Em 2008, 1808 recebeu o prêmio de melhor Livro de Ensaio da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção.

Tudo começa quando Napoleão Bonaparte declara o Bloqueio Continental, o qual nenhum país europeu poderia comercializar com a Inglaterra. Desobedecendo a esse bloqueio, Portugal decide a continuar comercializando com o mesmo. Quando Napoleão estava pronto para atacar Portugal, a família real e grande parte da nobreza decide fugir para o Brasil (sua maior colônia) com a proteção da marinha inglesa. Levam consigo todas as riquezas portuguesas com eles (deixando o povo totalmente indefeso e abandonado). A fuga da família real para o Brasil refletiu no processo de independência do país.


Sobre Willian Leite
Apresentador do programa "Balanço Geral Litoral" na empresa Record Litoral.É formado pelo complexo educacional FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas.

Willian Leite está no #Resenhando.com para a série de depoimentos #MeuLivroFavorito. Qual é o seu? Para os internautas interessados em participar, basta curtir a fanpage do portal – www.facebook.com/SiteResenhando - e enviar, por mensagem, a indicação do livro favorito, e os motivos da escolha.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.