sábado, 23 de maio de 2015

.: Crônica: O verdadeiro arroz de festa, por Mary Ellen Farias dos Santos

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em maio de 2015



Sabe aquele grão que para muitos povos representa o alimento da vida e da imortalidade? Em várias culturas é considerado de origem divina? Traduz também um simbolismo de abundância entre povos do oriente? No ocidente é símbolo de felicidade e fertilidade? Não!? Este é o arroz, o protagonista deste caso verídico.

Foi um ato tão simples, mas que teve uma tremenda consequência. Estávamos no supermercado e, com toda a intenção de facilitar o trabalho, embora maridão tenha relutado, decidi separar mais alguns itens das cestas básicas, que estavam no porta-malas. Sim! Já havia subido alguns, mas precisava do achocolatado, açúcar e do arroz. Exato! O bendito, ou divino, alimento da imortalidade, abundância, felicidade e fertilidade.

Entre duas caixas, com o auxílio do maridão, comecei a organizar em uma o que serei doado e, na outra caixa, o restante dos produtos que iríamos subir para o apartamento. A verdade é que nem foi possível concluir toda a divisão, não. Assim que ergui o saco de arroz, foi um choque. Mais de um quarto dos grãos de arroz que estavam na embalagem saltitaram nos cantinhos mais escondidos do porta-malas e no chão do estacionamento do supermercado.

Desesperador? Demais. Afinal, o relógio já marcava 22 horas e quase 30 minutos, tendo o carro e o chão do supermercado naquele estado... Ver aquilo foi de cortar o coração, em meio a uma crise, tanto alimento no chão, mas... Não tinha jeito! 
O saco? Já estava estourado, ou seja, independente de onde quer que o arroz fosse retirado, o show seria garantido. 

No entanto, tentei ver aquilo com um olhar positivo. Voltei ao dia do meu casamento e lembrei de pedir que não levassem arroz para jogar nos noivos. No buffet, fomos recebidos com pétalas. Menos desperdício, né? Bem, voltando ao ocorrido, de certa forma, aquele arroz que caiu no porta-malas e no chão do supermercado, foi a nossa chance, como casal, de receber uma... chuva de arroz.



* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.