sexta-feira, 15 de maio de 2015

.: Os artistas de um único hit, por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero
Em maio de 2015

No mundo da música pop é comum constatarmos pessoas que alcançam sucessos instantâneos, ganham espaço nas rádios e depois somem sem deixar pistas. Desde os anos 60 até os dias de hoje, alguns artistas e músicos conseguem seus preciosos minutos de fama para depois cair em um ostracismo inexplicável, na maioria das vezes. Há quem diga que o sucesso no mundo pop pode ser efêmero se você não tiver a consistência necessária para permanecer no topo ou pelo menos sob os holofotes da mídia. Ou como bem disse o gaúcho Humberto Gessinger, da banda Engenheiros do Hawaii, "o pop não poupa ninguém". Vamos lembrar aqui alguns casos de hits que conquistaram o público mas não tiveram uma sequência no show business.




"San Francisco" - Scott McKenzie
O hino do chamado flower power, o movimento hippie do final dos anos 60, foi composto por John Phillips (da banda The Mamas & The Papas) e gravado de forma brilhante pelo cantor Scott McKenzie, que nunca mais conseguiu repetir o sucesso estrondoso desse hit clássico.  





"Yellow River" - Christie
O grupo britânico Christie emplacou esse hit certeiro nas rádios. No Brasil, o sucesso foi instantâneo. Mas depois dele,  não veio mais nada de impacto. A banda fazia na verdade um rock mediano, sem muita consistência. Mas Yellow River foi seu momento de glória.




"Venus" - Shocking Blue
Originária da Holanda, a Shocking Blue emplacou Venus no final dos anos 60 de uma forma avassaladora. Sua vocalista, Mariska Veres, tinha uma voz rouca e muito característica. Embora na Europa o grupo tenha feito outros hits, nenhum deles conquistou tanto a mídia como Venus.




"Son Of My Father" - Chicory Tip 
Grupo britânico que emplacou a canção "Son Of My Father" no início dos anos 70. Um  som pop com solos de teclados que eram meio que uma novidade na época. Mas será que alguém lembra de mais uma música dessa banda? Creio que não.




"I Love The Nightlife" - Alicia Bridges
Os anos 70 tiveram um período em que a música dançante predominou, lançando artistas que logo acabariam ficando pelo caminho. A americana Alicia Bridges foi um desses casos. Depois desse hit, que logo ganhou as rádios, não lançou mais nada tão impactante.




"Ring My Bell" - Anita Ward
Outro exemplo dos anos 70, do chamado período da Disco Music (ou discoteca). A americana Anita Ward estourou seu hit em todas as pistas de dança do mundo. E não conseguiu lançar algo do mesmo nível nos anos seguintes.




"Always Something There To Remind Me" - Naked Eyes
Duo formado por Pete Byrne (vocal) e Rob Fisher (teclados), o Naked Eyes regravou com grande sucesso essa canção de Burt Bacharach no início dos anos 80. E depois, mais nada foi produzido de forma impactante.




"I Like Chopin" - Gazebo
Paul Mazzolini, conhecido como Gazebo, é um músico libanês de origem italiana. Estourou na paradas - principalmente no Brasil - nos anos 80 com o hit "I Like Chopin". Mas será que alguém lembra de algum outro hit dele além desse?




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. A seleção está totalmente incrível, mas quando eu vi "Yellow River", voltei à infância... Lembro de dançar muito no colo do meu pai e da minha mãe... Nossa! Que lembrança maravilhosa. Muito obrigada, Otero!!

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.