sexta-feira, 26 de junho de 2015

.: Dire Straits, qualidade e sucesso na dose certa, por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero
Em junho de 2015

Há 30 anos, o Dire Straits chegava ao topo do mundo com o lançamento do álbum "Brothers In Arms". O quinto da carreira da banda, que atingia o ápice de popularidade em shows pelo mundo, nas rádios e também pela TV, tendo como principal canal de divulgação a MTV.

Liderada pro Mark Knopfler, a banda britânica trouxe uma espécie de sofisticação para o rock, com arranjos muito bem elaborados. Esse disco foi um dos pioneiros em processo de gravação, mixagem e masterização, tudo feito em processo digital. Todas as letras das canções foram feitas por Knopfler, exceto a do hit "Money for Nothing", que teve Sting do The Police como parceiro e com direito a uma participação especial na gravação dos vocais.


É preciso lembrar que a banda vinha em um processo de evolução. Desde o primeiro disco, com o hit "Sultans Of Swing", Knoplfler estava se aprimorando para buscar a melhor sonoridade para a banda. 

Não há o que dizer de ruim sobre o disco "Brothers In Arms". Mesmo tendo sido executados a exaustão nas rádios, os hits soam atuais nos dias de hoje. As baladas "So Far Away", "Why Worry" e "Your Latest Trick" (esta última com a  famosa introdução de saxofone, no melhor estilo smooth jazz), foram a trilha sonora de quem passou pelos anos 80.

"Money For Nothing" é uma obra prima do pop, com um arranjo bem marcante e uma letra que ironizava a produção em massa da música, como se tudo o que fosse gravado tivesse que fazer sucesso a qualquer preço, deixando a arte em segundo plano.

"Walk Of Life" é uma  canção que parece ter sido feito sob encomenda para os americanos e para o esporte em geral. O vídeo com imagens de várias modalidades esportivas, intercaladas com a banda tocando em um palco, marcou bastante na época.


Mesmo as canções menos conhecidas, como "One World" e "The Man´s Too Strong" tinham o seu valor dentro do álbum. E a faixa título, uma canção lenta e de duração extensa, que tratava de um tema difícil (sobre guerra e suas consequências para os soldados, com um videoclipe muito bem elaborado ), foi bastante executada nas rádios. Em números, o disco foi o primeiro a alcançar a marca de 10 milhões de cópias vendidas. E conquistou dois prêmios Grammy em 1986 e o Brit Awards de 1987.

O fato é que com "Brothers In Arms" o Dire Straits deixou de ser mais uma banda para passar a ser o grupo a ser superado nas paradas. Dificilmente esse estouro de sucesso com essa consistência musical será repetido no futuro. Nem mesmo Knopfler tem interesse nisso, pois ele segue bem tranquilo em uma produtiva carreira solo. 


"Money For Nothing"


"Walk Of Life"


"Your Latest Trick"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.