sexta-feira, 3 de julho de 2015

.: Jornalista brasileiro fala sobre a depressão infantil‏

Segundo um levantamento feito no ano passado por um dos maiores jornais do Brasil, o número de mortes relacionadas à depressão cresceu 705% no país em 16 anos. Esta doença que tem chamado cada vez mais a atenção da população mundial, governos e órgãos relacionados à saúde. Apesar do cuidado ter aumentado, o resultado não é animador. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão, número que abrange 7,6% da população de 18 anos ou mais.

Mas o que fazer para vencer essa doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é a mais incapacitante? Ainda não existe uma receita perfeita, porém existem caminhos que podem salvar pessoas que a enfrentam. É isso que propõe o livro do jornalista e teólogo Maurício Zágari, "O Fim do Sofrimento – Um Livro Para Quem Busca Consolo e Esperança nos Momentos Mais Sombrios". Obra repleta de conselhos práticos e inspirativos para todos os que estão experimentando tristeza e dor.

Na obra, Maurício, jornalista e teólogo, alerta sobre os dois tipos existentes de depressão e deixa claro qual delas precisa de um tratamento médico adequado e qual pode ser vencida por meio da fé.  "Há dois tipos principais de depressão. O primeiro é uma doença, causada por alterações químicas no cérebro, e deve ser tratada com medicamentos indicados por um psiquiatra. Buscar ajuda profissional não é pecado, muito menos falta de fé — é como tomar remédio para dor de cabeça: simplesmente há uma disfunção no organismo que necessita de substâncias químicas que a solucionem. Não é sobre essa forma de depressão que quero abordar, pois é um caso médico. Quero lidar com o segundo tipo de depressão que é, em outras palavras, o profundo abatimento de alma, consequência de circunstâncias da vida que causam forte impacto sobre nosso estado emocional".

O livro, que é um lançamento da Editora Mundo Cristão, está estruturado em torno de 30 afirmações que pessoas em sofrimento costumam expressar, como: “Tudo está mal”, “Estou deprimido”, “Não consigo mais sorrir”, “Estou infeliz”, “Não tenho paz”, “A vida está muito difícil”, “Não tenho mais forças”, “Tudo acabou”, “Meus sonhos não se realizam”, “Minha vida acabou”. Elas são frutos de uma enquete informal realizada por Maurício com centenas de pessoas ao longo de um ano.

Com um texto acolhedor, o autor procura mostrar para as pessoas o significado do fim do sofrimento não apenas no sentido de extinção, término e chegada ao ponto final do tempo de luta, mas também sobre o seu fim no sentido de finalidade e propósito.  Tudo com uma linguagem simples e clara, capaz de conquistar e ajudar todos os tipos de leitores.

O escritor alerta sobre a importância de tratar a depressão e a urgência em lidar com esse problema, quando existente: “Se alguém está sofrendo de depressão, o melhor momento para buscar ajuda é ontem. Depressão é um quadro que não permite adiar a procura por auxílio, pois ela é capaz de transformar uma pessoa em outra. E só quem pode dizer de que tipo de depressão sofremos é um médico psiquiatra. O especialista faz uma análise do caso e, se for diagnosticada a depressão, é preciso buscar tratamento. Dependendo de cada caso, há diferentes tipos de providências a tomar, sejam elas médicas, psicológicas ou espirituais. Isso é um assunto sério e deve ser visto com a gravidade que merece, sem misticismos ou irresponsabilidade”.

O propósito apresentado por Maurício Zágari neste livro é afirmar que até dos piores momentos pode-se tirar lições preciosas. Ele enfatiza: “Na maioria das vezes, não descobrimos as razões do sofrimento enquanto o vivenciamos. Às vezes, passado o tempo, enxergamos os motivos”. "O Fim do Sofrimento" será um auxílio para quem encara todos os dias uma das doenças mais temidas e devastadoras. É uma palavra de paz e ajuda que vai de encontro a quem precisa.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.