sábado, 29 de agosto de 2015

.: Caixa Cultural Salvador recebe o lançamento da FLICA 2015

Evento de divulgação da Festa Literária de Cachoeira terá programação especial, com autores renomados e música brasileira


A CAIXA Cultural Salvador apresenta, nos dias 18 e 19 de setembro o lançamento da FLICA – Festa Literária de Cachoeira, que está em sua quinta edição. O evento na CAIXA Cultural Salvador terá mesas literárias com autores renomados, música e programação especial para crianças e coleta de publicações para doação à biblioteca comunitária Sociedade Unificadora de Professores - SUP.

O lançamento oficial acontece no dia 18, às 18 horas, com mesa temática conduzida por Cristiano Ramos com os autores Cristóvão Tezza e Ronaldo Correia de Brito. O evento prossegue no dia seguinte, a partir das 9 horas, com novas mesas literárias compostas por pensadores como: Sônia Rodrigues, Victor Mascarenhas, Fabrício Carpinejar, Miriam de Sales, Ana Maria Gonçalves, Daniel Thame e Laurentino Gomes.

As discussões do dia 19 serão mediadas por autores e especialistas em literatura, como o pernambucano Cristiano Ramos, o curador geral do evento, Aurélio Schommer, o autor baiano revelação, Fernando Vita, além do ator Jackson Costa e do intelectual baiano Zulu Araújo.

Detalhes do lançamento:
No dia 18, a temática da noite será A tradução da dor e do imaginário, conduzida por Cristiano Ramos com os autores Cristóvão Tezza e Ronaldo Correia de Brito, especialistas em descrever a dor e os imaginários de gente incomum, homens e mulheres mergulhados em vidas intensas ou vazias, fartas ou indigentes.

No segundo dia, na primeira mesa literária, às 9 horas, os autores Sônia Rodrigues e Victor Mascarenhas serão mediados por Fernando Vita no debate intitulado Gentes como elas são. O premiado cronista ficcional de gentes baianas e a escritora que evoca inevitavelmente as personagens trazidas ao imaginário nacional por seu pai, Nelson Rodrigues, falarão sobre viventes e passantes, boçais e amantes.

Com descontração e espontaneidade, às 11 horas, Miriam de Sales e Fabrício Carpinejar dirão sobre O bem e o mal que saem da boca. Miriam, como memorialista do folclore e das melhores histórias da Bahia. Carpinejar como cronista de temas variados, prometem uma mesa bem-humorada e ácida em suas análises, tendo ao centro a vivaz condução de Jackson Costa.

Muitas andanças, um só rumo é a mesa literária conduzida por Zulu Araújo, que vai ocorrer às 15 horas do segundo dia de lançamento. Pautados nos dramas humanos, permeados por esperanças e conquistas, Ana Maria Gonçalves e Daniel Thame trarão histórias do passado e do presente. Ela é a consagrada autora de Um defeito de cor, marco da literatura nacional desde a década passada, enfocando a Bahia e a África do século XIX. Ele é um muçulmano de Ilhéus focado em personagens dramáticos e muito realistas.

Aurélio Schommer, curador e historiador, media a última mesa literária do evento, às 18 horas, sobre o tema Os fatos e as impressões, com Laurentino Gomes, autor da trilogia formada por 1808, 1822 e 1889. Ambos compartilham, ainda, experiências jornalísticas, das quais emprestam a linguagem objetiva com viés literário.

Programação musical:
As programações musicais acontecerão às 20h, depois das mesas temáticas. No dia 18, voz e violão com Ana Mametto e Yacoce Simões, mesclando raiz tradicional da cultura popular ao universo pop mundial.  Alexandre Leão, cantor, instrumentista e compositor brasileiro, fecha a programação musical da Flica CAIXA Cultural na noite do dia 19.

Fliquinha:
Em paralelo às mesas literárias e à programação musical, acontece a Fliquinha, voltada ao público infantil. Entre os convidados, estão Nairzinha, responsável pelo projeto Cirandando o Brasil, que resgata, atualiza e devolve a cultura da brincadeira brasileira. Também estarão presentes Sálua Chequer, com a sessão de narrativas literárias e orais intitulada Essa Toalha tem História; Enéas Guerra, ilustrador de livros infantis; Ciça Fittipaldi, autora de livros infantis com referências à cultura indígena; Adailton Nunes, com a Oficina de Pipa; o cordelista Maviael Mello e o grupo musical Currupio.

Serviço:
Lançamento: “Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica”
Período: 18 e 19 de setembro de 2015
Horário: abertura às 18 horas (sexta-feira) e a partir das 9 horas do sábado
Local: CAIXA Cultural Salvador 
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado

Acesse:
Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica
www.flica.com.br
www.facebook.com/FlicaOficial
https://twitter.com/flicaoficial
https://www.youtube.com/user/FlicaTV
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.