domingo, 13 de setembro de 2015

.: Crítica de “A Regra do Jogo”, um novelão atual, por André Araújo

Por: André Araújo
Em setembro de 2015


"A Regra do Jogo”, de João Emanuel Carneiro, (autor de “Avenida Brasil”, como ouviu-se nas chamadas!), chegou e arrasou, mostrando ações previsíveis em alguns momentos e um leque de situações que pegou a todos de surpresa. Aí, começou a ambiguidade da história, não necessariamente de seus personagens, como pudemos notar à medida em que o capítulo andava, mas da novela em si. Assim não é, se lhe parece, esta é a verdade.

Com sede de surpreender seus telespectadores, com a real intenção de impedir que o controle remoto da TV fosse usado para buscarmos outro canal, o primeiro capítulo da atual novela das nove da Rede Globo já disse a que veio e vai ser difícil desistirmos de acompanhar todos os que virão ao longo dos próximos sete meses. 

Eis que temos na TV uma novela inteligente e, claro, surpreendente. As chamadas apontavam para algumas verdades de seus personagens, caso da vilã -será que é uma vilã de verdade?- Atena (Giovana Antonelli), que surgiu outra vez no horário nobre em um papel bem diferente de tudo o que já fez. O cinismo carismático da estelionatária foi na medida e contagiou todo mundo. 

Tóia, (Vanessa Giácomo), uma protagonista humana bem dentro da nossa realidade, mostrou que vale qualquer coisa para conseguir o que quer e não teve nenhuma crise de remorso ao pegar “emprestado” -ela deixou claro que devolveria a grana!- um dinheiro que não era seu e que estava guardado no cofre do seu local de trabalho. 

Juliano (Cauã Reymond, muito mais maduro!), vai seguir a linha do vingador ingênuo, que em muitos momentos deixará os telespectadores em dúvida se é do bem ou do mal. Romero (Alexandre Nero), revelou sua face oculta quando deixou de lado sua máscara de herói do povo e se deleitou em cima do assalto que ele mesmo planejara. Trama perfeita! O autor escreveu um capítulo esplêndido, focando bem cada um do seu quarteto de protagonistas e parte das histórias dos coadjuvantes que os cercam.Tem tudo para emplacar.

Semelhanças com “A Favorita” e “Avenida Brasil”? Claro! Como não, se o autor é o mesmo? E até que um dramaturgo se reinvente, seu DNA vai sempre estar lá, e essa foi a grande magia da estreia, pois podemos nos deliciar novamente com as tramas mirabolantes de um escritor antenado com a vontade do público e que sabe contar histórias polêmicas sem perder a simplicidade. 

”A Regra do Jogo” tem essa marca: a denúncia, o duelo entre o bem e o mal que existe dentro de cada um de nós, a falta de escrúpulos, o “se dar bem”, a história de amor cheia de promessas e muita paixão transpirando por todos os poros. De arrepiar! 

E a direção? Amora Mautner se destacou em “Avenida Brasil” e se seguir no mesmo ritmo do que vimos na estreia de “A regra do Jogo”, certamente a diretora da novela vai levar para casa todos os prêmios que for indicada! Foi tudo muito real, câmeras que deixaram os atores livres, como se não houvesse marcação, fotografia exuberante, mesmo para um cenário de favela. 

E como se não bastassem essas câmeras longe dos olhos dos atores, as cenas aéreas do assalto ao banco e todos os "takes" dos carros da polícia atrás dos bandidos nos fez imaginar que estávamos vendo um maravilhoso filme de ação na telona, desses bem com a cara dos estúdios de Hollywood, estrelados por Tom Cruise, e de não um capítulo de novela, muito menos de uma trama que começou mostrando a revelação de algo que havia sido feito, para depois revelar seus porquês.

- Ave, João Emanuel Carneiro!

“A Regra do Jogo” é um novelão atual!

***

André Araújo é um apaixonado por novelas. Tanto que ele escreve algumas por aí e publica pela internet, arrebatando fãs e distribuindo inspiração. Da cabeça dele já saíram grandes personagens. Entre as novelas virtuais, é autor de "Uma Vez Na Vida! e "Flor de Cera", que será lançada em breve e tem até grupo no Facebook - neste link.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.