quarta-feira, 16 de setembro de 2015

.: "Refugo - Delicados Descuidos", do grupo Orgone, estreia sábado

Foto: Priscilla Novaes
Novo espetáculo do grupo Orgone, "Refugo - Delicados Descuidos" estreia no próximo sábado, 19 de setembro, no Café Teatro Rolidei, em Santos. Com direção de Renato di Renzo, montagem é fruto de residência estética realizada pelo grupo durante um ano, para buscar novos caminhos e provocações cênicas.

O Orgone Grupo de Arte estreia no dia 19 de setembro, para convidados, o espetáculo "Refugo – Delicados Descuidos", idealizado e dirigido por Renato di Renzo. A montagem terá ainda mais duas sessões em setembro, nos dias 20 e 26, e depois cumpre temporada até 31 de outubro, aos sábados e domingos, sempre às 20h30.

A urgência do dizer e do gritar por todas as culturas move a encenação. "Refugo" reafirma que os direitos devem ser de todos os homens e traz para o palco fragmentos expostos ao longo da história, contados pelos povos do mundo, em pequenos territórios, quartos, celas, grutas, barracos, apartamentos, buracos e bueiros.

A obra é fiel a uma característica que tem permeado o repertório do Orgone ao longo de 27 anos de trajetória: o tom intimista, rompendo com modelos pré-estabelecidos ao apresentar ao público seus trabalhos. Ao assumir este risco, a companhia quer expor incertezas, vaidades, a gula de uma fome estética, cultural: mostrar o que muitos preferem esquecer, dar voz ao silêncio.

Para atingir este resultado, o Orgone entregou-se a uma “residência estética” para estudos e experimentos, que reuniu atores e estudantes em encontros semanais. Foram laboratórios teóricos e práticos, além de estudos provocados pela própria dinâmica do processo, incluindo observação, relatos textuais e orais e troca de experiências.

“A residência traduziu caminhos, novos jogos e sistemas daquilo que queremos expor, fazer ou, eu diria, provocar”, comenta Di Renzo. Em sua visão, hoje há uma volúpia de emoções e descobertas que a todo momento são destruídas, renovadas, reorganizadas e propostas não só com o grupo, mas no grupo. “É uma ação de grande entrega, onde todos se envolvem, quer dentro, quer fora da cena em si. Queremos provocar a história na história de nossos dias e traduzir este grito, para que não exista um fim, mas idas e vindas”, completa.

Sinopse
Em um mundo onde tudo acontece tão rápido, quase não se percebe que alguém pisou no seu pé! Somos deste tempo – sem tempo algum – não nos notamos, nem nos percebemos. Já não sabemos afirmar se somos dia ou noite, se fazemos chama ou fogo. Estamos quase anestesiados e fora de jogo – desse jogo sem regras –, cometendo vários “crimes delicados” e sem importância. Será?

Orgone Grupo de Arte
Exclusivamente santista – de nascimento e permanência – o grupo foi fundado em 1987 pela bailarina Claudia Alonso e funcionou como uma escola de dança em seus primeiros seis anos. A junção com o teatro veio quando sua condução passou às mãos do arte-educador Renato Di Renzo, com quem Claudia realizou sua primeira experiência em dança junto aos egressos do Hospital Anchieta.

Vanguarda, ineditismo, vocação e urgência passaram a caracterizar os trabalhos do grupo, que revolucionou a linguagem das artes cênicas rompendo barreiras e estigmas por festivais de todo país, com mais de 100 premiações conquistadas em mostras e festivais nacionais e internacionais. Suas obras teatrais são identificáveis pelo primor dos detalhes e pelo foco no ser humano e em suas “coisas” mais comuns, como viver num mundo recheado de estigmas, preconceitos e medos. Em paralelo à produção teatral, o Grupo realiza oficinas de arte que já atenderam mais de 5 mil alunos. Saiba mais: http://tamtam.art.br/acoes/orgone-grupo-de-arte/

Serviço:
Estreia para convidados do espetáculo "Refugo – Delicados Descuidos"
Data: sábado, 19 de setembro
Horário: 20h30
Local: Espaço Sociocultural e Educativo Café Teatro Rolidei, no 3º Piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão
Endereço: av. Pinheiro Machado, 48 – 3º piso.  

Temporada
Em setembro: domingo, dia 20, e sábado, dia 26
Todos os sábados e domingos de outubro: dias 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25, e 31
Horário: sempre às 20h30.
Após o início do espetáculo não será permitida a entrada.
Local: Espaço Sociocultural e Educativo Café Teatro Rolidei, no 3º Piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão
Endereço: av. Pinheiro Machado, 48 – 3º piso.  

Ingressos: R$ 30 (com meia-entrada mediante apresentação de documento)
Capacidade: 25 lugares
Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.