quinta-feira, 15 de outubro de 2015

.: Gibiteca de Santos homenageia fanzines com eventos este mês

A Gibiteca de Santos, no litoral de São Paulo, vai dedicar dois finais de semana de outubro para homenagear os fanzines, que são revistas autorais com as mais diversas linguagens, temas e formatos. A coordenação é do Prof. Dr. Gazy Andraus, do fanzineiro Fabiano Geraldo e da própria Gibiteca.

O evento é dedicado à memória de Edson Rontani. Radialista, artista plástico, caricaturista e chargista, Rontani criou e editou o primeiro fanzine brasileiro sobre HQs em 12 de outubro de 1965, em Piracicaba, sua cidade natal. 

Os fanzineiros que quiserem expor ou trocar suas publicações podem fazê-lo durante todos os dias do evento. A Gibiteca também aceitará doações de fanzines neste mesmo período. A Gibiteca fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no Boqueirão, em Santos. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h, exceto em dias de eventos. Mais informações pelo telefone: (13) 3288-1300. 

Programação:

Sexta-feira, dia 16 - Evento especial do Dia Nacional do Fanzine
16h às 18h - Adriane Almeida e Nívia Silva - “O Fanzine e Sua Transposição Midiática Meditativa – Teoria e Prática”, prática com tigelas de cristal de quartzo.  
18h30 - Palestra de abertura ao “Dia Nacional dos Fanzines” com Gazy Andraus.

Sábado, dia 17
14h às 16h - Wendell Sacramento e Ian Rocha -  “Oficina de Experimentação de Zines e Lançamento de Fanzines Autorais”
 16h30 às 18h30 - Edson Rontani Jr. - “50 Anos do Lançamento do Primeiro Fanzine Brasileiro ‘Ficção’ em 12 de Outubro de 1965”, com mediação de Gazy Andraus. 

Domingo, dia 18
14h às 17h - Fabiano Geraldo e Leo Darumaman - “Oficina D.I.Y. = Do It Yourself – Como Fazer o Seu Próprio Zine”
17h15 às 19h -  Márcio Sno e Ana Basaglia – Lançamento do livro “O Universo Paralelo dos Zines (Sno), da Editora Timozine” (Basaglia) e William Busa, com o livro “Fanzine como Obra de Arte” da Marca de Fantasia.

Sábado, dia 24
15h às 17h - Clézio Santos e o “Utilização dos Fanzines na Educação Universitária”,com mediação de Gazy Andraus
17h às 19h – Flávio Calazans ("Fanzine Barata"), Valdir Alvarenga e Luiz Antonio Canuto - “Revista Independente de literatura 'Mirante' e o 'Fanzine Barata' - Ícones Independentes da Baixada Santista”.

Domingo, dia 25
10h às 12h30 - Roger BeatJesus e Ricardo Miranda - “Abordagens de Técnicas do Fanzinato Para a Educação Social e Integrativa (Teoria e Prática)”

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.