quinta-feira, 8 de outubro de 2015

.: Obra de Gil Gondim revela as cores e sabores do mundo das conservas

Livro da Editora Senac São Paulo desvenda os segredos das compotas, geleias e antepastos típicos do Brasil


A banqueteira Gil Gondim reuniu no livro Conservas do Meu Brasil 58 receitas de conservas, compotas e geleias e antepastos que providenciam um toque especial e personalizado à composição de uma refeição completa.

A obra traz marcante influência familiar e afetiva da autora, que compartilha com os leitores seus aprendizados e experiências na área. Com sabores e características de cada região do país, as receitas criadas por Gil Gondim refletem um pouco da cultura gastronômica dos brasileiros.

O livro apresenta técnicas que fazem toda diferença na obtenção de uma boa conservação dos produtos, como a correta higienização das matérias-primas e dos vidros, utensílios e panos de prato, dicas para o envase, pasteurização e validade. Dividido em cinco capítulos, o título começa pelas compotas, feitas com frutas inteiras ou em pedaços, cozidas em calda de água com açúcar e aromatizadas, seguido pelos doces, as geleias e as conservas, que podem ser doces ou salgadas e, finalmente, chegando aos antepastos e picles.

Entre as principais receitas destaca-se o doce de leite, que resgata a origem da autora mineira, sendo uma gostosa lembrança de sua infância na Fazenda Santa Matilde, em União de Minas. Pela originalidade ressaltam-se as compotas de cajá, de umbu e de pêssego; o doce de cidra; a geleia de tamarindo; as conservas de pinhão, de palmito e de pequi; além das tradicionais sardela e alichella. 

Sobre a autora: A banqueteira Gil Gondim criou em 2004 a banqueteria que leva seu nome e rapidamente tornou-se sinônimo de bom gosto, qualidade e atendimento personalizado. Gil tem uma preocupação especial com a origem e excelência dos produtos que entram em sua cozinha, por isso os escolhe pessoalmente e entende que este é seu diferencial, pois, para que sua criatividade se transforme nos sabores e texturas certos, ela sente que precisa participar desde a seleção das matérias-primas até a forma adequada de servir suas iguarias, passando pela execução de cada prato.

Nessa busca, Gil redescobriu seu amor por conservas. Muitas já faziam parte de suas memórias, dos tempos em que era criança e participava com seus familiares na produção das compotas, doces e outras conservas. Outras foram desenvolvidas ou aperfeiçoadas por ela ao longo dos anos, compondo uma singela coleção de vidros coloridos e deliciosos.

Serviço
Conservas do meu Brasil | compotas, geleias e antepastos
Autor: Gil Gondim
Editora: Editora Senac São Paulo
Número de páginas: 144

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.