segunda-feira, 16 de novembro de 2015

.: Crônica de André Azenha sobre essa tal solidariedade

Em novembro de 2015
Por: André Azenha


Nos solidarizamos com quem queremos. Seja com as vítimas do ataque em Paris, no Quênia, as enchentes em Minas, as vítimas palestinas, etc, etc. 

Ninguém tem o direito de questionar a solidariedade alheia. Menos ódio e pitacos na vida dos outros e mais amor, por favor. Menos intolerância também. 

Já ouvi que não devia ir a tal lugar por que não era da religião de tal pessoa. Que não devia estar ali. Já vi amigo meu ser barrado em restaurante em São Paulo por conta da cor da pele. Já ouvi de uma pessoa, em 1996, que era "bem feito" o que aconteceu aos Mamonas Assassinas por que eles eram "depravados" e agiam contra Deus. Sem contar as coisas bem piores que rolam por aí. 

Que mundo é esse? Quem tem o direito de achar que o outro deve viver de tal maneira? Tudo que é excesso, que é radical, leva a um caminho que nunca acaba bem. Enfim... Desabafo raro por ver tantos metendo o bedelho na vida alheia. Acredito em Deus sim. Um Deus livre de preconceitos. Um Deus para todos.


Sobre André Azenha: É jornalista, crítico de cinema, produtor cultural e assessor de imprensa. Editor dos sites CineZen e CulturalMente Santista, colunista do G1 Santos. Já organizou mais de 70 bate-papos culturais. Idealizou o Nerd Cine Fest Santos - Festival de Cinema e Cultura Nerd e Geek do Litoral Paulista, a Mostra Cine Brasil Cidadania e o evento CulturalMente Santista - Diálogos Culturais. Realizou mais de 50 sessões do projeto Cine Comunidade em vinte espaços de Santos, principalmente áreas de vulnerabilidade social. Trabalhou com o crítico de cinema Rubens Ewald Filho entre 2008 e 2009. Teve textos publicados em revistas de São Paulo e Rio de Janeiro. Trabalha com assessoria de imprensa, inclusive do Cine Roxy, que fez 80 anos em 2014. Tem três livros artesanais publicados: Poesia a quatro mãos (2008), em parceria com sua mãe Regina; Coletânea CINEZEN vOL. 1 e Meu Namoro com o Cinema, esses dois últimos de 2012. Ministra o curso "Introdução à História, Teoria e Crítica de Cinema", com duração de 25 encontros em três meses.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.