quarta-feira, 11 de novembro de 2015

.: Em cena Para Todos apresenta o fotojornalismo de Evandro Teixeira

Mestre participa de entrevista aberta ao público, dia 14, às 10h


Sábado, dia 14 de novembro, será dia de celebrar o fotojornalismo no teatro Glauce Rocha. Para tanto, o projeto "Em cena Para Todos" levará o ícone do fotojornalismo brasileiro Evandro Teixeira a realizar uma entrevista aberta, das 10h às 12h. O tema é a arte do fotojornalismo, presente em seu novo livro, "Evandro Teixeira, Retratos do Tempo - 50 anos de fotojornalismo", que será lançado dia 16 de novembro, no Leblon.

Evandro Teixeira será entrevistado pelo jornalista André Muzell, do blog eusoufotografo.com, com a participação de fotógrafos de peso como André Arruda, Walter Carvalho e Ana Carolina Fernandes. O evento será aberto ao público, para todos os interessados na arte da fotografia. Ao final do entrevista, os participantes poderão fazer perguntas ao mestre.

Para os que não puderem ir (ou quiserem rever), a entrevista ficará disponível no blog eusoufotografo.com.

Sobre Evandro Teixeira: Nasceu na cidade baiana de Santa Inês (ou em Irajuba, segundo outras versões), em 1935, iniciando sua carreira jornalística em 1958, em O Diário de Notícias, em Salvador, transferindo-se depois para o Diário da Noite (do grupo dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand), na cidade do Rio de Janeiro, onde se radicou e mora até hoje.

Em 1963, ingressou no Jornal do Brasil, onde se tornou uma figura mítica do fotojornalismo nacional. Trabalhou no JB durante 47 anos, deixando o jornal apenas em 2010, quando este interrompeu a circulação impressa para se concentrar apenas na edição on line. Extremamente versátil, destacou-se em diversos campos da cobertura jornalística, desde os temas políticos até a fotografia de esporte. Entre os momentos marcantes de sua carreira figuram a cobertura da chegada do general Castello Branco ao Forte de Copacabana durante o golpe militar de 1964, a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro, em 1968, e a queda do governo Salvador Allende, no Chile, em 1973; assim como a cobertura de diversos Jogos Olímpicos e Copas do Mundo. 

É autor dos livros: "Fotojornalismo" (1983); "Canudos 100 anos" (1997); e "68 destinos: Passeata dos 100 mil" (2008), sobre integrantes da celebrada manifestação de protesto à Ditadura Militar, que Evandro fotografou quatro décadas mais tarde.

SERVIÇO:
eusoufotografo.com entrevista Evandro Teixeira
Sobre o evento: Palestra/entrevista aberta com o fotógrafo Evandro Teixeira sobre a arte do fotojornalismo e seu novo livro "Evandro Teixeira, Retratos do Tempo - 50 anos de fotojornalismo"
Local: Teatro Glauce Rocha - Av. Rio Branco, 179 - (21) 2220-0259, Rio de Janeiro
Data: 14/11
Horário: das 10h às 12h
Ingresso: GRATUITO
Classificação: livre
Capacidade: 202 Lugares

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.