quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

.: “Dinossauros e Outros Monstros - Uma Viagem à Pré-História...”

A editora Peirópolis lançou, em parceria com a EDUSP (Editora da Universidade de São Paulo), o livro “Dinossauros e Outros Monstros - Uma Viagem à Pré-Historia do Brasil”, do escritor e professor de paleontologia do Instituto de Geociência da USP, Luiz Eduardo Anelli e ilustrado por Julio Lacerda. A obra narra a pré-história brasileira, descrevendo com rigor científico os principais episódios da evolução das espécies e do planeta Terra.

O livro conduz o leitor por uma época repleta de curiosidades sobre as primeiras formas de vida em terras brasileiras, revelando a história dos dinossauros e de outras criaturas no Brasil. Em uma sequência contínua, que obedece à cronologia precisa dos fatos, o autor revela um cenário onde mares, desertos, montanhas e pantanais eram extremamente diferentes dos dias atuais. Capaz de entreter leigos e especialistas, a obra colabora para compreender que estudar o passado, nos permite entender o presente e imaginar o futuro.

Além de ilustrações precisas, que completam a mensagem de cada capítulo, o exemplar conta com um mostruário repleto de informações detalhadas sobre as 39 espécies de dinossauros e outros monstros pré-históricos.

Sobre o autor
Luiz Eduardo Anelli é professor de paleontologia do Instituto de Geociências da USP, onde vem se dedicando há 25 anos ao estudo de animais marinhos pré-históricos encontrados na América do Sul, Antártica, África e nos Estados Unidos. Na universidade, coordena a "Oficina de Réplicas", que já produziu dezenas de milhares de réplicas de fósseis de animais e plantas pré-históricas utilizadas como material didático em escolas e universidades de todo o Brasil.

Organizou diversas exposições, como "Dinos na Oca", no parque do Ibirapuera (São Paulo), e "A Evolução dos Dinossauros", no Sabina Escola Parque do Conhecimento (Santo André), onde montou o único esqueleto de Tyrannosaurus rex em exposição permanente na América do Sul. Há dez anos ocupa boa parte do seu tempo dando aulas e escrevendo livros sobre os dinossauros e a pré-história brasileira, como "O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil", "Dinos do Brasil" e "ABCDinos", todos pela editora Peirópolis. Anelli é ciclista amador, e colabora, por isso, com a qualidade do ar e do trânsito na cidade onde mora, São Paulo.

Sobre o ilustrador
Julio Lacerda Cavalcante, designer gráfico e ilustrador, ingressou na paleoarte ainda jovem, aos 17 anos. Almejando aliar a liberdade da reconstrução de animais extintos com a essência do naturalismo presente em documentários sobre a vida selvagem, busca representar dinossauros como seres vivos complexos e realistas em aparência e comportamentos, protagonizando cenas corriqueiras. Suas ilustrações já foram publicadas e expostas em diversos países, como Japão (exposição "Pterossauros", no Museu dos Dinossauros da Província de Fukui), Reino Unido (livro "All Your Yesterdays", da editora Irregular Books) e Estados Unidos (publicação sobre o dinossauro Siats meekerorum, do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte). Amante da natureza e assíduo viajante, Julio procura ao ar livre a inspiração para suas obras.

Sobre a Editora Peirópolis
Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. Há alguns anos, a Peirópolis vem desenvolvendo um catálogo de literatura portuguesa, com o valioso reconhecimento e apoio da Direcçcão geral do Livro e da Biblioteca (DGLB) do Ministério da Cultura de Portugal. A editora é parceria da "Brasil em Mente" para trabalhar literatura para crianças e jovens em Língua Portuguesa com a comunidade de falantes do português fora do Brasil.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.