domingo, 21 de fevereiro de 2016

.: Robôs humanoides saem do cinema para as universidades

Foto: Leonardo Britos

Centro Universitário FEI, com o IEEE e a UFSM, realizam o 1º Workshop de robôs humanoides do Brasil, o Brazilian Humanoid Robots Workshop, que reunirá especialistas e pesquisadores da área em fevereiro. Evento contará com o que há de melhor na área de robôs humanoides do país e demonstrará partida de futebol entre as máquinas. Equipes também estarão presentes no mundial da Alemanha em junho


Quem não se encanta com o robô C-3PO, personagem icônico do fenômeno Star Wars? Assim como ele, robôs humanoides, que têm chamado cada vez mais a atenção dos filmes em Hollywood, e do mundo todo, começam a se tornar realidade. Lógico que eles ainda são objetos de pesquisa avançada, mas já contamos hoje com os robôs jogadores de futebol que, quem sabe um dia, poderão vingar os humanos pela derrota de 7x1 para os alemães na copa do mundo.

E o primeiro passo para consolidar esta tecnologia está sendo dado agora em evento inédito. Para os que querem conferir, ao vivo e em cores, a evolução destes robôs é o principal tema do 1º Workshop de robôs humanoides do Brasil, o Brazilian Humanoid Robots Workshop (BRAHUR) que reunirá, nos dias 25 a 27 de fevereiro, a partir das 9h, no campus de São Bernardo do Campo, especialistas e pesquisadores da área e exibirá as máquinas para jornalistas e pesquisadores convidados.

Promovido pelo Centro Universitário FEI, com o IEEE e a UFSM, o workshop contará com uma partida de futebol entre as equipes da FEI e da Universidade de Santa Maria. Na ocasião, a Equipe Robô FEI mostrará o que vem preparando em seus ‘jogadores’ para a competição mundial na Alemanha em junho. “Estamos aprimorando softwares e trabalhando no sistema de visão dos robôs, além de outras novidades. Com estas melhorias, esperamos conseguir jogar muito melhor e fazer vários gols no campeonato mundial da RoboCup que se aproxima”, conta o coordenador do projeto Robô FEI e professor de Ciência da Computação da FEI, Flavio Tonidandel.

Outro destaque serão os robôs adultos da UFSM que mexem os braços e interagem com o público, além do  famoso Humanoide NAO “Com este evento, esperamos agregar esforços de vários centros de pesquisa do país para permitir que o Brasil possa se desenvolver ainda mais e tornar-se um dos principais centros de referência do segmento na América Latina”, completa.
Ainda no workshop, no primeiro e último dia, haverá apresentações de trabalhos científicos e mesa redonda sobre o tema. “É o que há de melhor na área de robôs humanoides do país”, ressalta Tonidandel. Um dos temas das palestras será Robótica Epigenética e robôs de auxílio na reabilitação de humanos. O BRAHUR será aberto para pesquisadores na área de robótica e jornalistas. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.fei.edu.br/brahur2016.

Sobre a FEI: Com 74 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Gestão e Tecnologia, e excelência no ensino da Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição já formou mais de 50 mil profissionais, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do país. Mantida pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.