terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

.: Unidos dos Morros é a campeã do Carnaval de Santos em 2016

A escola de samba Unidos dos Morros é a campeã do Grupo Especial do Carnaval santista de 2016. A agremiação, que já havia vencido em 2014, somou 179,8 pontos e ficou à frente da Mocidade Independente de Padre Paulo, em segundo lugar, com 179, e da Mocidade Amazonense, na terceira colocação, com 178,2.

O quarto lugar do Grupo Especial ficou com a escola Vila Mathias, que conquistou 177,7 pontos, a mesma somatória atingida pela X-9, que terminou a disputa na quinta colocação. O desempate ocorreu pelo critério Harmonia. As escolas rebaixadas para o Acesso são Mocidade Dependente do Samba, com 175,6, e Real Mocidade Santista, com 175,2 pontos.

A apuração ocorreu no Teatro Guarany, no Centro Histórico de Santos, com a participação de cerca de 70 integrantes das agremiações na plateia e grande público concentrado em frente ao teatro, na Praça dos Andradas, que recebeu sonorização para o acompanhamento dos resultados. 

As 17 agremiações participantes do Carnaval da Cidade foram avaliadas em 9 quesitos (fantasia, enredo, alegorias e adereços, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, samba de enredo, harmonia e bateria), por equipe de 27 jurados (3 por quesito) contratada pela Liga Independente Cultural das Escolas de Samba (Licess).

Acesso e Grupo 1
Pelo Grupo de Acesso, a vencedora foi a escola de samba Sangue Jovem, que somou 178,2 pontos e que, no próximo ano, retorna ao Grupo Especial. A agremiação rebaixada para o Grupo 1 foi a Império da Vila, com 162,9.

Já o Grupo 1 teve como vencedora a escola Mãos Entrelaçadas, com 174,6 pontos. A agremiação não sobe para o Acesso por ainda ter desfilado como pleiteante. Em 2017, a campeã e a outra pleiteante do grupo, Unidos da Baixada, em segundo lugar, com 170,7 pontos, concorrem mais uma vez no Grupo 1, mas disputando a ascensão. 

Punições em pontuação
No início da apuração, a Comissão de Carnaval informou punições em pontuação aplicadas às escolas. A X-9 perdeu 0,4 por tentar adentrar a Passarela do Samba Dráusio da Cruz com carro alegórico de altura superior a 10 metros, o que ocasionou a quebra de alegoria do veículo.

Outras escolas também receberam punições. Pelo Grupo de Acesso, a Império da Vila teve desconto de 6 pontos por não atingir o número mínimo de componentes. Já a Unidos da Zona Noroeste foi descontada em 0,2 por exceder o tempo de desfile em 2 minutos.

No Grupo 1, a Imperatriz Alvinegra foi penalizada com a perda de 0,1 ponto e a Dragões do Castelo com 0,3. Ambas desfilaram com quantidade de integrantes abaixo do permitido na Ala das Baianas.

Vandalismo
A apuração dos desfiles foi marcada por vandalismo ao Teatro Guarany, localizado no Centro Histórico, que teve janela e porta de vidro, ambas no primeiro andar, quebradas pelas torcidas das escolas de samba.

Inconformados com o resultado do campeonato, componentes das agremiações que acompanhavam as notas da Praça dos Andradas atiraram objetos como pedras e garrafas contra o prédio histórico, mas foram contidos pelo efetivo de 50 guardas municipais e pelos 40 Policiais Militares que realizavam o patrulhamento. A PM chegou a usar bombas de gás para dispersar as torcidas.

“Entendemos a paixão que envolve as comunidades e as escolas de samba. As exaltações ocorrem, mas não toleramos vandalismo. O que aconteceu hoje será apurado e esperamos que os culpados sejam identificados e punidos. Vamos discutir o formato da apuração e de outros pontos dos desfiles com a Licess, que é nossa parceira, para que possamos sempre aprimorar o Carnaval”, disse o secretário municipal de Cultura, Fábio Nunes.  

Grupos no Carnaval de 2017

Especial (8 escolas)

1. Unidos dos Morros
2. Mocidade Independente de Padre Paulo 
3. Mocidade Amazonense
4. Vila Mathias
5. X-9
6. Brasil
7. União Imperial
8. Sangue Jovem (vencedora do Acesso)

Acesso (4 escolas)
1. Bandeirantes do Saboó
2. Unidos da Zona Noroeste
3. Mocidade Dependente do Samba (rebaixada do Especial)
4. Real Mocidade Santista (rebaixada do Especial)

Grupo 1 (5 escolas)
1. Mãos Entrelaçadas
2. Unidos da Baixada 
3. Imperatriz Alvinegra
4. Dragões do Castelo
5. Império da Vila (rebaixada do Acesso)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.