quarta-feira, 30 de março de 2016

.: "Star Trek", 50 anos e nova edição do clássico "Portal do Tempo"

Criada por Gene Roddenberry em 1966, a série de televisão "Star Trek" se tornou um fenômeno mundial e ícone da cultura pop ao longo dos anos. Atualmente, conta com centenas de livros, 12 filmes, além de inúmeros jogos e quadrinhos. 

Em comemoração aos 50 anos de existência, a editora Aleph, que foi a primeira a publicar romances sobre "Star Trek" no Brasil, relança uma das obras de maior sucesso da saga, "Portal do Tempo", que estava esgotada há anos das prateleiras.

Em 1992, o importante livro de A. C. Crispin, marcou no Brasil o início de uma coleção de romances baseados em "Star Trek". Esta nova edição leva ao leitor uma apresentação de cada personagem logo no começo do livro e um glossário que explica termos da saga, além de notas que ajudam a entender e buscar os episódios mencionados no texto. 

O prefácio é assinado por Salvador Nogueira - jornalista científico e editor do portal Trek Brasilis - que comenta a importância da série e alguns fatores que explicam o sucesso dos personagens, que cativam e inspiram os fãs pelo mundo. A tradução é de Norberto de Paula Lima. 

Além de divertir o público com as missões da nave Enterprise, "Star Trek" teve uma significante contribuição para a história da televisão no quesito representatividade. Levou para as telas um piloto japonês, um navegador russo, uma oficial de comunicações negra, um engenheiro escocês e um imediato alienígena. Mas o impacto cultural da franquia vai além de sua longevidade. "Star Trek" antecipou muitos dos aparelhos e da tecnologia usada atualmente, incluindo o tablet, o PC, o palmtop e os celulares.

Depois de cinco décadas, a franquia não perdeu o fôlego: em julho será lançado "Star Trek: Sem Fronteiras", terceiro da nova leva de filmes sobre a saga, e está prevista para 2017 uma nova série televisiva, que será transmitida pela BBC.

"Portal do Tempo" dá um pontapé inicial nas comemorações deste ano, mas não para por aí. A editora Aleph pretende lançar mais livros da série em 2017 - os títulos serão anunciados em breve. Os leitores que estão familiarizados com as aventuras de Kirk e Spock, já podem assumir seu lugar na Enterprise, mas o livro é um também um convite para os tripulantes de primeira viagem, que são muito bem-vindos para embarcarem no universo de "Star Trek".

Curiosidades
• A. C. Crispin começou a escrever histórias com Kirk, Spock e a tripulação da Enterprise em 1967, quando tinha apenas 17 anos;

• Na década de 1990, a Aleph editou mais de 20 títulos relacionados a "Star Trek", graças ao projeto editorial do Prof. Pier Piazzi, fundador da editora, e do editor Sílvio Alexandre;

• "Portal do Tempo" fez história ao se tornar o primeiro romance original de "Star Trek" a entrar na lista de mais vendidos do jornal The New York Times, em 1983;

• O Guinness World Records reconhece "Star Trek" como a série de televisão com o maior número de spin-offs da história;

• Em 1976, após uma campanha de cartas, a NASA nomeou seu ônibus espacial protótipo de Enterprise.

Sinopse do livro:
O capitão Kirk, o imediato Spock e o dr. McCoy descobrem que Spock teve um filho durante uma viagem ao passado. Agora, precisam viajar mais uma vez através do portal do tempo a fim de resgatar esse filho, para que ele possa ocupar seu lugar de direito na cultura vulcana.

Resgatado, o garoto tentará aprender tudo sobre a Federação e sobre as tradições de seu pai, enquanto a tripulação da Enterprise o conhece e se acostuma à sua presença. Mas seus dias de aprendizado são interrompidos quando uma invasão romulana pode mudar perigosamente o curso da história.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.