quarta-feira, 30 de março de 2016

.: Tiradentes em Cena celebra os 60 anos de carreira de Nathalia Timberg

Tiradentes em Cena recebe 479 inscrições. Evento acontece de 5 a 14 de maio na cidade mineira de Tiradentes. Em breve serão divulgados os espetáculos selecionados.


Após encerradas as inscrições para a quarta edição da mostra de teatro Tiradentes em Cena na sexta-feira, dia 18 de março, a produção do festival contabilizou 479 inscritos. Artistas e produtores de diversos estados e até mesmo de outros países mostraram que a cidade mineira de Tiradentes já faz parte do calendário teatral do país e cada vez mais se firmará como um ponto de encontro para a descentralização da cultura no Brasil.

- Nosso número de inscritos no site aumentou em 50% em relação ao ano passado, o que demonstra o interesse dos grupos em participarem da mostra. Tiradentes é uma cidade acostumada a receber grandes eventos e com o teatro não seria diferente – comemora a idealizadora Aline Garcia.

Em 2016, a temática da “Palavra” dará o norte da mostra que abrirá no dia 5 de maio comemorando os 60 anos de carreira de Nathalia Timberg, uma das grandes damas do teatro nacional, apresentando em praça pública o espetáculo “Paixões”.

A mostra homenageará o artista mineiro Jota Dangelo. Fundador do Teatro Experimental, o diretor, ator, dramaturgo e gestor cultural será reverenciado por sua trajetória com uma exposição que ficará fixa durante toda a mostra nas salas do Sesi Centro Cultural Yves Alves. 

A realização do evento ganhou força graças à solidificação das parcerias com empresas locais, apoiadores e patrocinadores, bem como a colaboração dos atores, produtores envolvidos, que participam do evento. O Festival é realizado com os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Oi e apoio cultural da Oi Futuro.

#TEATROPARABOLÉ
O conjunto de sons que produzimos e que agrupados formam frases chamamos de palavra, ou parábola, no latim. Ou ainda mais longe, do grego Parabolé. É com ela que na maioria das vezes expressamos nossas ideias. Às vezes ela nos trai, quando por exemplo não conseguimos usá-la para expressar um sentimento. Outras vezes ela nos falta, deixando sem qualquer tipo de reação. Podem até dizer que uma imagem vale mais que mil palavras. Mas não podem negar a importância de quem nos oferece uma palavra amiga na hora certa ou quando nos deparamos com uma pessoa de palavra. Seja com meias palavras ou com palavra de rei, ela é parte da nossa linguagem falada ou escrita. No teatro, foi utilizando-se das palavras que grandes dramaturgos consagraram obras célebres.

Serviço: 
Tiradentes em Cena
De 5 a 14 de maio
www.tiradentesemcena.com.br

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.