sexta-feira, 11 de março de 2016

.: União Imperial comemora 40 anos com festa neste sábado

A Verde e Rosa santista está em festa. No próximo sábado, dia 12 de março, o GRCES União Imperial completa 40 anos de vida e vai comemorar com grande evento em sua Quadra de Ensaios, à rua São Judas Tadeu, 20/26, no Marapé, em Santos, a partir das 21h, com ingressos a R$ 10. 

Participam como convidados a "Roda de Samba do Tchu Tchu Tchu", oriunda do “vizinho” E. C. Ouro Verde e a coirmã guarujaense Mocidade Amazonense. O fechamento da programação fica a cargo da própria União Imperial, com a "Bateria Balanço Verde e Rosa" e sua ala musical, passistas e baianas.

Fundada em 1976 por 27 marapeenses decididos a honrar as raízes carnavalescas do bairro - onde já havia surgido o "Império do Samba e as Dengosas do Marapé" -, a escola celebra uma trajetória vitoriosa no Carnaval santista, onde já contabilizou nove títulos, inclusive um pentacampeonato entre os anos de 1985 e 1989.

Afilhada da Estação Primeira de Mangueira, a escola inicialmente ensaiava nas ruas do bairro, mas em 1980 iniciou a construção de sua quadra, concluída três anos depois. Mais estruturada e com o número de simpatizantes aumentando cada vez mais, a escola liderou uma verdadeira revolução participativa no Carnaval de Santos. 

Frequentar os ensaios da União Imperial se transformou em programa imperdível para gente de toda cidade nas décadas de 80 e 90. Sambas-enredo como “Vira, Gira, Vem Girando”, “Assim Diz O Poeta” e “Aos Mestres com Carinho” se eternizaram na história do Carnaval santista. Quando os desfiles aconteciam na avenida da orla da praia, a escola chegou a desfilar mais de 4 mil componentes. 

De 1999 a 2005, porém, por alegada falta de recursos do município, não houve Carnaval em Santos (exceção feita ao ano 2000, quando o Governo Federal patrocinou um desfile alusivo aos 500 anos do país). 

Muita luta e sacrifício foram necessários para que a escola pudesse manter seu grande patrimônio em condições de uso. E um esforço ainda maior para reunir seus componentes após este longo período. Ainda hoje há quem retorne após longa data e se emociona ao rever os amigos e o cenário que embalaram tantas alegrias.

Embora em seus recentes desfiles tenha retomado seu papel de protagonista e arrebatado o público (venceu o Estandarte de Ouro pelo voto popular em 2015 e 2016), a União Imperial ainda segue em busca de sua sonhada décima conquista e honrando sua posição de vanguarda. 

Este ano, após ser voto vencido na escolha dos jurados que avaliaram o Desfile do Grupo Especial, decidiu desligar-se da Liga Cultural das Escolas de Samba de Santos e, a partir de agora, defenderá seus interesses diretamente junto ao poder público e futuros parceiros e patrocinadores.

Festa de 40º Aniversário do GRCES União Imperial
Data: sábado, 12 de março de 2016
Horário: às 21h
Local: Quadra de Ensaios Elizabeth Chaga Bento “Tia Iza”
Endereço: rua São Judas Tadeu, 20/26 / Marapé – Santos.
Participação: "Roda de Samba do Tchu, Tchu Tchu" e "Mocidade Amazonense"
Ingresso: R$ 10

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.