quarta-feira, 27 de abril de 2016

.: Fernando Paixão e Eliane Robert Moraes falam de poesia e erotismo

Nesta quarta-feira, dia 27 de abril, às 20h, o Itaú Cultural realiza o segundo encontro "Literatura de Par em Par", sua mais nova série para refletir técnicas e linguagens contemporâneas da literatura com o público, com a participação dos escritores Fernando Paixão e Eliane Robert Moraes. 

A cada reunião com o público, casais de escritores e pesquisadores são convidados para falar sobre seus respectivos pontos de contato na escrita. O primeiro aconteceu no último dia 20 de abril, com João Bandeira e Noemi Jaffe, que falaram sobre experiências e experimentos literários.

Na quarta-feira, regem o próximo "Literatura de Par em Par" questões que envolvem técnica literária. Em Formas do Corpo na Poesia, Eliane e Paixão, seu marido, fazem o público pensar: "Como ler o corpo no corpo do poema?". Na busca pela resposta, o casal expõe as várias formas e figuras poéticas existentes em nossa literatura por meio da análise de poemas de autores brasileiros e portugueses do século XX.

Interessados ainda em abordar os trânsitos entre o alto e o baixo na lírica, em especial a amorosa e a erótica, eles fazem um jogo com a plateia: ele, apropriando-se da figura do corpo velado, e ela, do corpo desvelado. Assim, fazem o público analisar como o corpo humano era apropriado na poesia do século passado.

A série 'Literatura de Par em Par' acontece na Sala Itaú Cultural, às 20h, com distribuição de ingresso gratuito com 30 minutos de antecedência na bilheteria do instituto. Haverá tradução para Libras para a plateia.


Sobre os convidados
Eliane Robert Moraes - Professora de Literatura Brasileira na FFLCH da USP, e pesquisadora do CNPQ, entre suas publicações destacam-se diversos ensaios sobre o imaginário erótico nas artes e na literatura, além da tradução do livro "História do Olho de Georges Bataille" (Cosac & Naify) e da organização de uma "Antologia da Poesia Erótica Brasileira" (Ateliê). Eliane Robert Moraes é autora de "O Corpo Impossível - A Decomposição da Figura Humana, de Lautréamont a Bataille" (Iluminuras/FAPESP, 2002), "Lições de Sade - Ensaios Sobre a Imaginação Libertina" (Iluminuras, 2006) e "Perversos, Amantes e Outros Trágicos" (Iluminuras, 2013). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o erotismo literário brasileiro.


Fernando Paixão - Com vasta experiência como editor profissional na editora Ática, nessa área, Fernando Paixão organizou "Momentos do Livro no Brasil" (1995 - Prêmio Jabuti). Em 2009, ingressou na carreira acadêmica e, desde então, leciona literatura no Instituto de Estudos Brasileiros, da USP. No ensaísmo, publicou "Narciso em Sacrifício" (2003), que trata da obra poética de Mário de Sá-Carneiro, e "Arte da Pequena Reflexão" (2014), dedicado ao gênero do poema em prosa. Paixão foi convidado como visiting scholar em algumas universidades estrangeiras como Universidade de Berkeley (2005), Universidade da Califórnia de Los Angeles (2009) e Universidade Nova de Lisboa (2014).  Além da atividade acadêmica, dedica-se atualmente à poesia, com seis livros publicados, entre os quais "Porcelana Invisível" (2015), de poemas, pela Cosac Naify.

Serviço
"Literatura de Par em Par"

"Formas do Corpo na Poesia", com Fernando Paixão e Eliane Robert Moraes
Quarta-feira, dia 27 de abril
Das 20h às 21h30
Classificação indicativa: ​livre

Sala Itaú Cultural
249 lugares
Interpretação em Libras
Entrada gratuita (retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência)
Acesso para deficientes físicos
Ar condicionado

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
atendimento@itaucultural.org.br

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.