quarta-feira, 12 de outubro de 2016

.: 1x3: Com cordeiro imolado, "O Exorcista" pede para deixá-los entrar

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em outubro de 2016



CONTÉM SPOILERS!



A parceria de um exorcista que ama o que faz e age por impulso e um padre bondoso que só quer agradar os fieis e receber bem o Papa. Vale tudo para tentar salvar uma (ex-) boa menina cercada pelo demônio. Até a mãe, Angela Rance (Geena Davis), ressalta: "Ela não é ela mesma!". Este é o pano de fundo de "O Exorcista", no terceiro episódio intitulado "Let ´Em In", que traz novos sinais de que algo muito horrível está prestes a acontecer.

Como o hoje é o resultado de escolhas do passado, um recapitula para cinco meses antes. Katherine e a "melhor amiga", Julia, no carro em movimento, trocam galanteios, minutos antes do fatídico acidente. Detalhe que a outra não tem "rosto", embora a motorista da rodada elogie justamente essa parte do corpo como uma das que a atrai. Esta é a "love story" 
de Kat e Julia com final trágico.

Assim como a abertura de "O Exorcista" que traz a luz e a escuridão extremamente próximas, no terceiro episódio, um fanático com megafone grita: "invasores vivem entre vocês". Entretanto, um combatente ao mal que ronda os Rance surpreende: É o pai: Henry (Alan Ruck). Neste episódio, o personagem que sofre espasmos de memória, devido a um acidente com um andaime, é mais efetivo na trama -mas nem tanto. Além de mostrar consciência do problema que o atingiu, revela a percepção do que acontece com Casey. Ponto positivo para o enriquecimento da narrativa.


A série que traz até "um cordeiro imolado" tem um toque tão novelesco que quando Henry questiona padre Tomas sobre o que deve fazer, quem é que entra pela porta da igreja? Bingo! O cara do seriado: Padre Marcus (Ben Daniels). Em tempo, é preciso dar crédito a Daniels que transmite com propriedade o que vive enquanto o personagem. Em certos momentos, fica a impressão de que ele é o tiozão dos irmãos Winchester, da série "Supernatural". 

A atuação de Ben Daniels é tão impecável que convence com facilidade. A revolta do excomungado é intensa e atinge diretamente quem acompanha a trama. Embora a igreja tenha lavado as mãos, padre Tomas entra na briga para salvar a família Rance. A dupla, então, passa a ter o mesmo propósito, embora estejam separados.

Vale ressaltar que quando Padre Marcus começa a questionar se Casey ama a irmã egoísta Kat, o interrogatório é de puro deleite. Hannah Kasulka, a pequena endemoninhada da série aproveita da parceria com Daniels. Muita sorte! Luzes piscando, quadro caindo, bíblia sendo desfolhada, objeto rodando, mesa tremendo e conversa em Aramaico. Que cena! 

Por outro lado, a relação de Casey com o coisa ruim é tão intensa que assusta. Seja na cena do roubo do vestido ou do beijo que sela uma sequência pavorosa no trem. Um tanto que "Carrie, a Estranha", com direito a morte em público e urina no chão. E mais uma vez, a série fecha outro episódio com chave de ouro. Que a próxima sexta-feira chegue logo. Amém!


Seriado: The Exorcist
Temporada: 1
Episódio: 3 - "Let ´Em In"
Exibido em: 7 de outubro de 2016, EUA.
Elenco: Alfonso Herrera (Padre Tomas Ortega), Ben Daniels (Padre Marcus Lang), Hannah Kasulka (Casey Rance), Brianne Howey (Katherine Rance), Alan Ruck (Henry Rance), Geena Davis (Angela Rance)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.