sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

.: Isabella Taviani viaja no som dos Carpenters

Por Luiz Gomes Otero
Em janeiro de 2017
 
Homenagens na música tendem a ter uma certa carga emocional. Isso porque quem presta o tributo já se emocionou em algum momento ao ouvir a voz ou as canções interpretadas pelo artista homenageado. Este é o caso do disco de Isabella Taviani, "Carpenters Avenue", no qual recria de forma delicada e competente as canções do duo de irmãos Carpenters, que predominou durante a década de 70 até o início dos anos 80.

Para quem não conhece, os Carpenters eram basicamente o duo de irmãos Karen e Richard, sendo dele a autoria dos arranjos e de boa parte das canções. Karen tocava bateria inicialmente, mas logo passou para a frente do palco ao soltar a bela voz que tinha. A dupla encerrou as atividades em 1983, depois da morte repentina de Karen nos Estados Unidos.

Isabella Taviani procurou respeitar os arranjos originais. E tem um timbre próximo do de Karen. Mas não pense que o disco parece uma cópia da gravação original. Taviani tem brilho próprio e sabe bem como conduzir uma canção e agradar ouvinte.

O disco tem participação de Dionne Warwick na faixa "Close To You". E a escolha teve um significado especial, pois Dionne era amiga dos irmãos homenageados. Há ainda a participação de Monica Mancini na delicada canção "Sometimes".

Em "For All We Know", Isabela mostra bem como a melodia da canção pode ser reciclada com algumas pequenas nuances no arranjo. Ficou sensacional. "Rainy Days And Mondays", outro hit emblemático do duo, ganhou uma interpretação bonita, assim como a releitura de "Please Mr. Postman", que ficou com toques quase jazzísticos em alguns momentos. O repertório seleto inclui ainda hits como "Only Yesterday", "We´ve Only Just Begun" e "Can´t Smile Without You", entre outras pérolas redescobertas pela brasileira.

O resultado do trabalho ficou muito bom e deve ter orgulhado Richard Carpenter, com certeza. E para nós, só resta agradecer Isabella Taviani por este belo presente. Que venham novos trabalhos de bom gosto para o futuro.

"Close To You"

"Please Mr. Postman"
 
"We´ve Only Just Begun"

"Only Yesterday"

Sobre o autor

Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Recentemente, criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.



 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.